8 de junho de 2012

GRAMÁTICA: As camaleônicas Semivogais


Você conhece o “camaleão”? Não? É um pequeno réptil africano, porem no Brasil este nome ganhou um sentido mais abrangente, ele serve para designar vários pequenos lagartos da família dos iguanídeos. O que? Não acredito! Você já esta pensando que é uma postagem sobre biologia? Ta bom, sei que começamos bem diferente, porem o que quero mostrar a você é o “acontecimento” que o camaleão tem um comum com as letras U e I no estudo da gramática. O camaleão muda de cor para se adaptar ao ambiente onde ele esta e as letras U e I mudam de categoria para se adaptarem a palavra que ela esta. É aí que aparecem as SEMIVOGAIS
Mas na postagem anterior li que existiam as VOGAIS e CONSOANTES e agora vem isso? U e i Não estão inclusas nas vogais? Estão, mas como o camaleão elas se adaptam para adquirirem uma nova função na palavra, esta adaptação não é mudando de cor, é mudando de função, Se em cada sílaba TEM QUE TER VOGAL, quando tem duas(ou mais), uma (ou mais) delas  se TRANSFORMA  em SEMIVOGAL. veja o exemplo abaixo:

A palavra  CAIXA
Separa-se assim  cai-xa, veja ficaram duas sílabas e em uma tem duas vogais juntas, quando isso acontece uma delas precisa se transformar em SEMIVOGAL daí o U ou o I assumem sua personalidade “camaleônica” Neste caso o “I”. Porque isso? Para que nós possamos entender com facilidade as regras que diferem os Ditongos e Tritongos dos Hiatos. Calma eles não mordem (ao contrário do camaleão) e veremos-os mais a frente.

A palavra FILA
Separa-se fi-la  veja o “I” neste caso é vogal. Porque? Aham isso mesmo porque ele esta sozinho na sílaba, e estando sozinho ele não precisa se adaptar, afinal já é o dono do pedaço!

Agora vejamos a letra “U”.

A palavra LOUVAR
Separa-se Lou-var. Duas sílabas, duas vogais na mesma sílaba então o “u” tem que se adaptar e vira  SEMIVOGAL

A palavra Grupo
Separa-se Gru-po. Duas sílabas, o “U” esta sozinho na sílaba então ele é o “dono do pedaço” então é VOGAL


|°|  GRAVE NA MEMÓRIA |°|

A LETRA “I” ou “U” É SEMIVOGAL TANTO ESCRITA COMO FALADA, OU SEJA SE VOCÊ FALAR QUALQUER OUTRA LETRA ESCRITA COM O SOM DO “I”ou “U” ELA É SEMIVOGAL VEJA:
MÃE  quando falamos no lugar do “e” falamos “i” então é uma semivogal.
VEM  quando falamos no lugar do “m” falamos “I” então é uma semivogal.

PÃO quando falamos no lugar do “o” falamos “u” então é semivogal
ÚTIL quando falamos no lugar do “L” falamos “u” então é semivogal
LEVAM quando falamos no lugar do “m” falamos “u” então é semivogal

Daí “nascem” os DITONGOS, que são o encontro de uma VOGAL+UMA SEMIVOGAL pronunciados na mesma sílaba, perceba acima CAI-XA, LOU-VAR

E os TRITONGOS, que são o encontro de SEMIVOGAL +VOGAL+SEMIVOGAL  falados na mesma sílaba, veja  SA-GUÃO (o “O”tem som de “U”daí vira semivogal) PA-RA-GUAI.

E também os HIATOS , que são  DUAS VOGAIS, juntas na escrita, mas faladas em sílabas diferentes: veja  SA-Ú-DE ,  RA-IZ, FLU-IR, BA-ÚS   e por aí vai escreveu junto (sílabas vizinhas), falou separado é HIATO! 


3 comentários:

  1. Sensacional. Você me fez entender o porquê e o uso de semivogal de uma forma que nenhum professor havia explicado. Parabéns e obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ter ajudado na sua compreensão. Compartilhar conhecimento é tudo de bom!

      Excluir
  2. Muito boa sua explicação obrigado!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!