12 de junho de 2012

GRAMÁTICA: Encontros e Resultados


E você é analista de sistemas ou leitor do blog?Nem uma, nem outra ou as duas misturadas: analista de Blog? Ah errei de novo! É estudante ou curioso pelos encantos da língua portuguesa. Ta bom!, vou deixar de bla - blá - blá e entrar no assunto, que é ENCONTROS CONSONANTAIS.
Já havíamos visto nas postagens anteriores os grandes encontros vocálicos que  são ditongos, tritongos e hiatos, agora pra fechar estes encontros e observar seus resultados estamos nos encontros consonantais, estes já não são tão detalhados  e descriminados como os vocálicos.
Os gramáticos apenas catalogaram eles como:

PERFEITOS: Quando as duas, ou mais consoantes estão na mesma sílaba. No texto da imagem temos um exemplo: PROGRAMADOR = PRO-GRA-MA-DOR. Analisando se percebe que na primeira e segunda sílaba as consoantes não se separaram. Então se dá o nome de  ENCONTRO CONSONANTAL PERFEITO.

IMPERFEITO: É o contrario de perfeito! Ou seja, é quando as consoantes que estavam juntas, quando se faz a separação silábica ficam separadas. Olho na imagem perceba a profissão do personagem: ANALISTA = A-NA-LIS-TA. Na terceira sílaba houve a separação do “s” com o “t”.Daí  vem o  ENCONTRO CONSONANTAL IMPERFEITO.

MISTOS: Como o nome já diz, é quando na mesma palavra vêm os dois tipos misturados, por exemplos DESTROÇOS = DES-TRO-ÇOS. Na primeira sílaba ta separado, na segunda já ta junto, daí MISTOS, outro exemplo, lembra de feldspato? Que mostramos há algumas postagens atrás? Não? Vou reescrever aqui pra você relembrar: FELDS-PA-TO. Então, três sílabas, na primeira tem três consoantes juntas e a segunda ainda começa com consoante. Este é misto desde a raiz!

Na imagem ainda podemos ver outros encontros, veja a palavra “MINHA” e “ARRASTA” perceba o “NH” e o “RR”. São ENCONTROS CONSONANTAIS que deram origem aos famosos DÍGRAFOS, que será o assunto da próxima postagem. Ah tem um vídeo bem rapidinho e bem legal do colégio WEB sobre este assunto, assista!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!