22 de junho de 2012

GRAMÁTICA: A promoção dos dígrafos


No comércio de vez em quando se ver a seguinte frase: Compre 1 e leve 2 ou leve dois e pague um, geralmente eu aproveito estas ofertas, não duram muito, os produtos esgotam rapidamente... porem na língua portuguesa ela nunca se esgota, ela existe e sempre existirá, no caso desta “promoção” você escreve duas letras e fala um som. Economiza na hora de falar? Hum... Gostamos mais de economia no bolso.
Resumindo  OS DÍGRAFOS são quando escrevemos duas letras e falamos um som, por exemplo CARRO (você deve ter um...)Mas voltando ao assunto, CARRO  tem dois “r” e um só som. Se você escrever com um só “r” fica CARO e o sentido muda totalmente, não é meu CARO  amigo (a)?
Como os dígrafos são duas letras e um som (chamado de fonema) eles são encontros consonantais (de consoantes) ou vocálicos (de vogais) veja os exemplos:
LENHA – O “nh” saí junto é um dígrafo
MOLHO – O “lh” também tem um só som.
CHOCOLATE – Hummm....  ah sei o “ch” tem som de “x”, um só som então é dígrafo.
Outros dígrafos clássicos: RR  SS  SC  XC XÇ
Ainda como dígrafo consonantal temos os encontros GU e QU quando o “u” não é escrito e não é falado, exemplos: QUIABO (não se fala o “u”) QUIZO (também não se fala o “u”, né?)

Pra não ficar atrás as vogais também usam algumas consoantes pra fazerem seus dígrafos, veja:
CAMPO-  não se fala o “m” perceba que o “a” tem som de ã.
Outras possibilidades :
“an” com som de ã (pranto)
“em/em” com som também nasalizado (tempo, tenda)
“im/in”  ( cacimba/faminto)
“om/on” (ombro/conto)
“um/un” (bumbo/tundra)

Galerinha acreditem existe o contrario do DÍGRAFO,  se chama DÍFONO. E aí o que seria um dífono?  Bem se é o oposto de um Dígrafo e este é quando tem duas letras pra um som, o outro só pode ser dois sons pra uma letra. Belo raciocínio veja exemplos de quando tem uma única letra para dois sons:

TÁXI – Fala-se TÁKSI, perceba como o “x” ganhou som de “ks”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!