6 de junho de 2012

GRAMÁTICA: A magia de transformar sons em letras.



Falar, em sentido bem realístico, significa produzir som,  a grande maioria dos seres vivos produzem sons, porem nós humanos inventamos a possibilidade de traduzir um som em um símbolo, daí criamos as letras.
Naturalmente alguns sons que viraram letras são de mais simples emissão, com isso o seu uso é mais freqüente e eles aparecem em todas as palavras que temos, conhecemos como VOGAIS  ( A, E, I, O U). Se você parar e tentar perceber, verá que é só abrir a boca e sai um destes sons, ao contrario de um  S que precisa de um movimento bucal bem mais elaborado.
Sons menos usados tem nomes de CONSOANTES (B,C,D,F,G,H,J,K,L,M,N,P,Q,R,S,T,U,V,X,Y,Z) e com estes dois grupos a magia se completa, ou seja o que falamos pode de transformado em “um grupo de símbolos (letras)”quem tem o mesmo significado do som falado.
Esta possibilidade abriu o caminho para a preservação do conhecimento, pois agora algo falado por alguém poderia ser “ouvido” muitos anos mais tarde, pra isso era só saber decodificar (ler) os símbolos (letras) deixados por aquele som.
Para ser possível esta compreensão foram criadas algumas normas visando a unificação da codificação dos símbolos (escrita) para facilitar a leitura, (decodificação) especialmente muitos anos após.
Neste contexto para se escrever palavras precisa-se de algum conhecimento destas regras, e uma das principais dela é saber separar os sons falados antes de colocá-los no papel. Esta técnica chama-se divisão silábica. É dividir os sons para escrever corretamente, já que eles saem juntos de nossa boca.

Veja só: falamos CAMPEONATO (Meu Deus! Que vicio de futebol! Mas isto é outra historia...)
Então sai tudo de vez... mas pra dividir temos que perceber os “pedaçinhos” individuais que saem daí ficaria assim: CAM-PE-O-NA-TO.

Perceba agora as regras implícitas nesta palavra:

 -1- Pra ser silaba (pedacinho) tem que ter uma vogal. Veja todos os pedacinhos tem vogal.
- 2-A vogal pode ficar sozinha. O “O” ficou sozinho.
- 3-Geralmente se divide nas consoantes.

Vejamos uma palavra diferente e que não tem a ver com futebol. Pelo amor de Deus!
GNOMO. Quantas sílabas têm? Opa!  Parece três , mas são duas, veja a cima a dica numero 1.
Então fica GNO-MO.  Descobriu que consoante não fica sozinha? Vamos pra outra

FELDSPATO. Não peraí... esse nome existe? Aham!... existe sim e veja é “comunzinho”... serve para nomear muitos minerais claros encontrados nas rochas eruptivas. Tem praticamente a função da palavra Peixe, veja esta é comumente usada pra nomear quase todo tipo de ser vivo encontrado nas rochas... ou melhor nos mares, rios, lagoas....(comparação boba minha só pra você entender que peixe nomeia genericamente uma grande quantidade de seres, ao tempo que feldspato nomeia uma grande quantidade de minerais)
Mas voltando ao nosso assunto... como dividir? FELDS-PA-TO.  Nem vem pensar que iria dividir FEL-DS-PA-TO. Pode deixar duas consoantes sozinhas, sem vogal? Não pode! Releia de novo a regra numero 1.  Viu? Tem que ter vogal. Só três vogais, só tem silabas.

Ta bom por aqui, no próximo post vamos conhecer uma função interessante das vogais, quando elas aparecem juntas e com isso ocorre uma “mutação”. Genética? Nãããoooo!  Bem mais simples!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!