2 de junho de 2012

GRAMÁTICA: Uma viagem!




Imagine uma viagem. Ela acontece há muitos séculos atrás, como parceiro de caminhada, (já que não existia automóveis), está você e um menino, este tem 4 anos e apouco aprendeu a falar corretamente... é a primeira vez que sai de sua aldeia (isso, ainda não existem cidades).

Ele esta eufórico! Tanta novidade, tantas coisas diferentes, você não aguenta mais tantas perguntas. O que é isso? O que é aquilo? Como isso funciona? O que come? porque tem essa cor? ele voa?
Bem mais tarde vocês chegam em sua oca (não existem casas), ele esta exausto,  mal come algo e começa a dormir. Você ainda encantado (a) se poe a pensar em quantos nomes teve que inventar para dizer sobre tantos animais vistos, dar uma risadinha consigo mesmo (a) de sua criatividade e as flores? Terminou apelando e colocando nelas nomes de mulheres...
Você rir de novo e de súbito lhe vem uma ideia: Colocar em algum lugar os nomes que inventou e a descrição dos animais ou plantas para se acontecer uma segunda viagem você poder repetir e não passar por mentiroso (a). Pronto: Você teria inventado a gramática.
Imagine o seu primeiro trabalho: criar um símbolo (que chamamos letra) para representar cada som que saia de sua boca, depois misturar estes símbolos para traduzir o som completo que saí quando você fala o nome de uma flor...   Quantas páginas você gastaria? Com certeza muitas!
Então, não tenha medo. A gramática é apenas o registro organizado de tudo o que você fala. Como você não vive mais em uma tribo este registro precisa ser atualizado e o mais abrangente possível para facilitar a comunicação entre os mais diversos tipos de pessoas que vivem nesta nova aldeia global.
Esta organização é fruto do conhecimento e da análise de tudo que falamos e ouvimos. O que os escritores  sobre o assunto fazem é filtrarem tudo isso e escolherem aqueles nomes mais usados e mais aceitos criando com eles o modelo mais adequado ao uso em cada situação, isso não exclui outras formas, só privilegia esta como a mais acertada. Quem estudar bem a gramática naturalmente vai falar e ser compreendido mais facilmente.
A dificuldade de hoje é a mesma de séculos atras: como simbolizar (escrever) corretamente os sons que falamos, confesso nunca fui bom nisto, e até por isso irei estudar mais e postar aqui tudo o que conseguir entender sobre os segredos da GRAMÁTICA  da nossa língua portuguesa.

Bem pra continuar a sua viagem, Veja o vídeo abaixo. Você vai rir a vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!