15 de maio de 2009

TCC, O SEU DESAFIO PESSOAL

Fazer um tcc, pode ser tanto um grande prazer, quanto uma grande tortura, tudo dependerá do tema que você irá escolher!
Geralmente o tema é livre, você pode escolher o que mais slhe agrada no seu curso, lembre-se você ja escolheu o curso porque gosta da área, então será natural você se identificar vom algum tema desta mesma área.  Escolha o tema certo: EXATAMENTE AQUELE QUE VOCÊ MAIS GOSTA!   e seu Tcc será uma viagem prazerosa e Tranquila.

Na sequência, e antes de começar a escrever "foque" seu tema, em outras palavras, reduza-o para um momento especifico, como no exemplo ao lado, se você for falar de futebol em todo o mundo, ou mesmo só no Brasil, terá tanto o que dizer que na verdade nada falará.

Este tema, já delimitado deverá então ser "dividido" em no minimo duas grandes partes, assim você poderé explorar duas fases, ou dois momentos distintos, ou até duas opiniões diferentes sobre o seu tema, lembra daquela historia, os dois lados da moeda?

Definidos os dois grandes "ramos da árvore" é partir para ação, ler, ler e ler mais, se preciso reler tudo de novo sobre o seu assunto escolhido, refletir criticamente sobre a leitura e formar novas opiniões, gerar novas teses, novos conhecimentos, recontar a historia sob novo angulo, o seu ângulo, a sua maneira de ver e entender as coisas, é aí que a sua primeira escolha fará seu percurso delicioso ou tortuoso, pois será aí que você colocará no texto a sua marca.
Não tenha medos! deixe o teclado gerar os caracteres que representam seu pensamento, Seja autêntico, faça do seu jeito. Para completar seus argumentos pesquise ou crie imagens, se preciso planilhas, valorize sua exposição.

Lembre de encerrar seu texto, colocando nele as marcas finais de suas reflexões e conclusões, volte a introdução, que eu gosto de chamar de apresentação e reescreva-a, atualize-a, pois com certeza no escrever de seu texto, você mudou muito o que no inicio tinha em mente.

Entregue seu texto para o orientador confiante, ele saberá respeitar sua individualidade e com certeza não vai querer que você escreva "à maneira dele" e sim a sua maneira, dará dicas, com certeza... mas serão poucas e todas no sentido de aperfeiçoa-lo... Não seja preguiçoso nesta hora, faça as correções!

Então? preparado pra se tornar mais um vencedor?  Mãos a obra!!!

2 comentários:

  1. O texto foi muito útil e recomendo a todos e a todas que se encontrarem no mesmo momento em que me encontro: sabendo o que quer, porém sem conseguir seguir adiante.
    E, olha que já estou com tr^s capítulos iniciados.
    Não faça isso, inicie e termine cada capítulo mesmo que depois da releitura tenha que refazer algo ou até acrescentar.
    E, boa sorte, muita sabedoria e sucesso.
    Afinal todos nós temos capacidade, basta sabermos colocar em prática e ler, ler, ler e reler.
    Um abraço fraterno na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Ai! Vou começar o meu Pré-projeto agora, apesar de terminar o curso o meio de 2014, mas estou com tanto medo, estas dicas, vão me ajudar muito, vou fazer com um colega. Estamos pensando em escrever sobre a area da literatura, claro que temos que telimitar. Terminamos o segundo ano, queros agora começar a ler livros a respeito pra facilitar o andamento... Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!