3 de setembro de 2008

RELATORIO DE ESTÁGIO COMPLETO

Modelo de relatorio ( clique na Imagem para ampliar)


SUMÁRIO







1 - Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4


2 - Dados do professor Regente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5


3 - Diários de Participação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5


4 - Projeto de Ensino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8

4.1- Justificativa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8

4.2 - Objetivos Gerais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9

4.3 - Objetivos Específicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

4.4 - Planejamento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10


5 - Apreciação Critica das Aulas de Regência. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .15


6 - Considerações Finais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16


7- Referencias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17


8 - Anexos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .18













INTRODUÇÃO




Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você...
A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando...
A vida profissional, a monografia de final de curso, as >contas a pagar.
Mas uma coisa parece estar sempre presente... A busca pela felicidade com o amor da sua vida.
(Mario Quintana)







Amadurecimento é o nome do texto de Mario Quintana, do qual retiramos o trecho acima. Estamos nos sentindo assim neste terceiro passo que é este relatório de prática pedagógica: Amadurecidos.
Depois de observar os colégios, de presenciar suas aulas de língua portuguesa e literatura, chegou a hora de atuar. Fizemos exatamente isso, Regemos aulas de língua portuguesa e este relato será a confirmação de nosso trabalho, nele estão presentes os cinco diários de participação, o projeto de ensino com as dez aulas práticas, e os dados da professora regente.
Porem vale ressaltar que fomos alem disto, combinamos com o colégio e fizemos uma unidade inteira de estagio, ou seja, nossa experiência não se resumiu a cumprir a carga horária proposta pela universidade, pois concordamos plenamente com o seu objetivo principal, que é muito claro: Proporcionar ao aluno a participação em situações reais de vida e experiência em ensino/aprendizagem.
Mantendo o passo firme, sempre adiante, este é o terceiro relatório, daqui pra frente, não tem volta.














DADOS DO PROFESSOR REGENTE


Nome: Valdilene Hermínio da Costa.
Formação acadêmica: Licenciada em letras pela UNEB – campus Jacobina/BA.
Tempo de atuação no ensino de língua portuguesa: 16 anos.
Comentário Critico: A professora Valdilene, dona de um currículo invejável é detentora de idéias progressistas quanto ao ensino da língua portuguesa, tendo lecionado em dois dos principais colégios da cidade mantém uma base de conhecimentos sólidos capaz de impressionar e estimular o estagiário no aperfeiçoamento dos estudos sobre nossa língua materna. Possuidora de uma personalidade forte, não deixa de perceber a realidade adversa pela qual passa os professores de nossa região e do país, porem não se deixa abater e com seu temperamento agradável favorece o aprendizado e colabora muito na formação do conhecimento.





DIÁRIOS DE PARTICIAPÇÃO

____________________________________________________________
Diário de Participação N° 01
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro

Data: 31/03/2008

Professora Regente: Valdilene Herminio da Costa
Local: Capim Grosso - Bahia
Hora de Inicio/Término da Aula: 08:20 ás 09:10
Nível/Série: Fundamental /8ª “B”
Estagiários: José Orlando O. Rios / Maria Aurilene R. Mendonça

Fomos apresentados a turma, com 45 alunos em um ambiente de aproximadamente 40 metros quadrados, o que dá mais de um aluno por metro, tornando o local apertado e quente. Falamos que estávamos iniciando mais uma etapa de nosso estágio e que estaríamos ao dispor tanto da professora quanto dos alunos no sentido de auxiliarmos para que a aula se tornasse mais proveitosa.
A professora falou que o assunto seria o poema “canção amiga” de Carlos Drummond de Andrade, o qual veio impresso em folhas, que ajudamos a distribuir. Em seqüência ela solicitou uma leitura silenciosa, depois formamos grupos para discutir o assunto, falamos de Drummond, fizemos relações com outros textos e a professora trouxe uma nota antiga (de cinqüenta cruzados novos, 1989) onde havia a foto do poeta e o poema estudado. Foi uma aula diferente para nós e creio que motivadora para eles.


____________________________________________________________

Diário de Participação N° 02
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro
Data: 31/03/2008
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Local:Capim Grosso - Bahia
Hora de Inicio/Término da Aula:10:20 ás 11:00
Nível/Série: Fundamental /8ª “B”
Estagiários: José Orlando O. Rios / Maria Aurilene R. Mendonça


Voltando a sala no mesmo dia e para duas novas aulas consecutivas já estávamos enturmados, ajudamos na distribuição do material para a aula, um texto extraído do jornal folha de São Paulo, com a manchete de “diário da terra” relatando a vida dura dos cortadores de cana durante o período da colheita.
Texto lido, comparado com o poema “canção amiga” de Drummond, a professora passou a mostrar as “diferenças” na forma e no conteúdo e nós auxiliamos mostrando aos alunos que cada texto tem seu objetivo por isso difere tanto um do outro.


____________________________________________________________
Diário de Participação N° 03
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro
Data:31/03/2008
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Local:Capim Grosso - Bahia
Hora de Inicio/Término da Aula:11:00 ás 11:50
Nível/Série: Fundamental /8ª “B”
Estagiários: José Orlando O. Rios / Maria Aurilene R. Mendonça

Seguindo as aulas anteriores, copiamos no quadro um questionário referente aos textos, dividimos a sala em três grupos, ficamos colaborando com dois e a professora regente com o outro.
As questões eram interpretativas e percebemos uma enorme dificuldade dos alunos em tomarem partido, ou seja, se posicionarem contra ou a favor de um ou outro aspecto relatado no texto, percebemos que alguns não entendiam palavras especificas e outros não compreendiam frases mais elaboradas.
Facilitamos a compreensão levando até a sala alguns dicionários que pegamos na “sala” dos professores, misto de biblioteca, deposito de equipamentos e local onde os professores se reúnem antes das aulas. Funcionou, terminamos a aula fazendo a chamada ao tempo que o professor regente conferia as últimas respostas.


_____________________________________________________________
Diário de Participação N° 04
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro
Data: 01/04/2008
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Local:Capim Grosso - Bahia
Hora de Inicio/Término da Aula:07:30 ás 08:20
Nível/Série: Fundamental /8ª “B”
Estagiários: José Orlando O. Rios / Maria Aurilene R. Mendonça


Chegamos cedo, antes mesmo da professora e no inicio da aula já estávamos com o material de trabalho do dia “o discurso citado nos textos jornalísticos”
A professora explicou que os textos jornalísticos são diversos e trouxe para sala alguns jornais, na maioria de circulação estadual, com seus variados cadernos, e seus múltiplos assuntos.
Ajudamos na distribuição e na explicação, em especial no caderno de esportes, mostrando como as fotos levam ao entendimento do texto, foi muito comentado as “tiras” humorísticas, porem comentários supérfluos que não auxiliaram no aprendizado.

_____________________________________________________________
Diário de Participação N° 05
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro
Data: 01/04/2008
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Local:Capim Grosso - Bahia
Hora de Inicio/Término da Aula:08:20 ás 09:10
Nível/Série: Fundamental /8ª “B”
Estagiários: José Orlando O. Rios / Maria Aurilene R. Mendonça

Esta aula, sendo seqüência da anterior começou pela chamada que o professor acostumou-se a nos pedir para fazer e continuou com exercícios sobre os textos jornalísticos estudados, desta vez, copiados no quadro pela própria professora ao tempo em que nós ficamos de cadeira em cadeira auxiliando na forma como deveriam ser copiados, com isso percebemos muitos equívocos na escrita e continuou os problemas de entendimento dos textos
Colaboramos com alguns no processo de compreensão, estimulamos respostas originais e resolvemos fazer o nosso projeto de ensino totalmente voltado a este aspecto percebido na sala de aula: a dificuldade marcante que os alunos da 8ª “b” do colégio Edna Moreira Pinto Daltro têm de entender um texto lido, em muitos casos devido ao pouco contato com a leitura


Projeto de Ensino





Justificativa







Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. (Hermann Hesse)









Observando a turma em que iremos fazer o estágio de Língua Portuguesa constatamos que sua maior dificuldade é compreender o que lê, intertextualizar a leitura que faz com o mundo em que vive, têm dificuldades básicas em interpretar, em apropriar-se do conhecimento trazido pela leitura para melhorar sua própria vida, como conseqüência tem enormes dificuldades de posicionar-se diante de qualquer acontecimento.
Este projeto nasce desta necessidade, será a nossa contribuição para com os alunos da 8ª B (matutino) do colégio Edna Moreira Pinto Daltro de Capim Grosso, será a nossa tentativa de despertar neles o entendimento do texto, e com ele o entendimento do mundo que os cerca, esperamos dar-lhes a oportunidade de pensar de forma critica sobre a extrema necessidade de compreender o que se ler, seja esta leitura verbal ou não verbal, que este conhecimento seja o impulso, a chave, que os auxiliará no aperfeiçoamento do uso que já fazem da Língua Portuguesa.









Objetivos Gerais


· Familiarizar os alunos com as constantes mudanças na linguagem relacionadas a diferentes circunstâncias e contextos
· Aperfeiçoar o entendimento de um texto, percebendo seus efeitos de sentidos, obtidos por escolhas e combinações de linguagem.



Objetivos Específicos


· Favorecer a leitura, o estudo e a apropriação de conhecimentos que colaborem na melhoria da comunicação no cotidiano do aluno.
· Exercitar as habilidades de relacionar textos; buscar e ordenar informações; sintetizar dados; elaborar plano de apresentação; argumentar, adequando a linguagem tanto em situações de fala, quanto em escrita formal, exercitar a linguagem corporal, sintonizando-a com a verbal.
· Reconhecer e apropriar-se dos recursos de comunicação disponíveis em sua comunidade.
· Compreender e interpretar textos verbais e não verbais







Planejamento das Aulas




Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 01
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 28/04/2008
Tema: Poema: Aula de leitura, de Ricardo Azevedo

Objetivos:
· Refletir sobre os diversos tipos de Leitura.
· Perceber que a Leitura é feita com todos os sentidos.
Síntese dos procedimentos:
1. Ler silenciosamente o poema, depois ler em voz alta para a turma.
2. Instigar a turma a falarem sobre o que lêem no seu dia a dia.
3. Mostrar gravuras e pedir que façam a leitura das mesmas.
4. Escolher na turma um aluno para “ler” com o toque das mãos.
5. Solicitar um texto com a leitura de uma foto.
Recursos:
Xerox com o texto, quadros com gravuras, dicionário.


Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 02
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 28/04/2008
Tema: A língua na era da Informação: Pela Internet, de Gilberto Gil.

Objetivos:
· Conhecer termos da linguagem usada na internet.
Perceber as novas possibilidades de Comunicação.

Síntese dos procedimentos:
1. Ler silenciosamente a letra da música.
2. Tocar a música no cd
3. Mostrar no micro, um vídeo da musica.
4. Explicar o neologismo “infomaré”, e outros termos da informática.
5. Identificar no mapa, algumas cidades citadas na musica
Recursos:
Micro computador, Toca Cd, Cd, mapa, Livro didático.
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 03
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29//04/2008
Tema: O desafio da Comunicação: A vida pelo Telefone, Walcyr Carrasco

Objetivos:
· Refletir sobre o excesso de comunicação
· Possibilitar uma melhor escolha para a comunicação.
Síntese dos procedimentos:
1. Leitura e discussão em grupo do texto.
2. Enumerar às vezes em que a comunicação ao vivo foi interrompida.
3. Diferenciar a real necessidade do uso das novas tecnologias.
4. Justificar a necessidade de controle de celulares nas escolas.
5. Fixar o conhecimento, através da brincadeira da fofoca.

Recursos:
Livro didático, quadro.

Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 04
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29//04/2008
Tema: O desafio da Comunicação: A vida pelo Telefone II

Objetivos:
· Comparar as respostas dos alunos em relação ao texto
· Exortar uma comunicação mais refletida.
Síntese dos procedimentos:
1. Reler o texto individualmente e silenciosamente.
2. Interpretar o texto, respondendo as questões do livro.
3. Instigar os alunos a se posicionarem contra ou a favor da tese do texto (atualmente existe mesmo um excesso de comunicação?)
4. Apresentar jornais do mesmo dia com manchetes diferentes sobre o mesmo assunto e solicitar analise crítica dos alunos.
Recursos:
Livro didático, jornal, quadro

Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 05
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29/04/2008
Tema: Diferentes Linguagens: A Letra e a Cidade, de Massin

Objetivos:
· Reconhecer as diferentes linguagens do cotidiano.
· Comparar as variadas comunicações do dia a dia
Síntese dos procedimentos:
1. Leitura silenciosa e em grupo da imagem e do texto do livro
2. Perguntar a turma, quais as principais linguagens da nossa cidade.
3. Instigar eles a falarem sobre suas ruas, percebendo as diferenças.
4. Comparar a comunicação visual do centro e dos bairros
5. Relacionar fotos do jornal com imagens da cidade.
Recursos:
Livro didático, jornal, revista, cd.


Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 06
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 05//05/2008
Tema: Diferentes Linguagens: A Letra e a Cidade II

Objetivos:
· Observar o conhecimento adquirido.
· Participar na construção de novos conhecimentos
Síntese dos procedimentos:
1. Reler e explicar os texto aos alunos
2. Analisar suas respostas quanto aos suportes de comunicação.
3. Enumerar os pontos positivos e negativos dos anúncios na cidade.
4. Incitar o uso de comunicações menos poluidoras do ambiente.
5. Escrever um texto com opções de novas propagandas.

Recursos:
Livro didático, jornal, revista, cd.
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 07
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 05/05/2008
Tema: Linguagem concisa: Sinal Fechado, de Paulinho da Viola

Objetivos:
· Refletir sobre a necessidade da concisão dos textos.
· Reconhecer a rapidez da linguagem.
Síntese dos procedimentos:
1. Verbalizar sobre a música e seu compositor, Paulinho da viola.
2. Tocar a música e após fazer a leitura silenciosa da mesma.
3. Distinguir a necessidade e o momento da comunicação concisa.
4. Comparar conversas do dia a dia com a letra da música.
5. Escrever textos que contenham diálogos rápidos.

Recursos:
Livro didático, cd, Toca cd, gravuras com sinas de trânsito.


Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 08
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagem Concisa: Circuito Fechado (3), de Ricardo Ramos

Objetivos:
· Perceber alguns “clichês” usados na comunicação.
· Relacionar o texto com o cotidiano.
Síntese dos procedimentos:
1. Ler o texto silenciosamente.
2. Ler em voz alta e com a entonação adequada.
3. Perguntar com quem o personagem conversou durante o texto e incentivar um teatro improvisado em que os alunos façam as vozes dos personagens da história.
4. Reescrever o texto, levando em consideração o dia de cada um.
Recursos:
Livro didático, quadro.
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 09
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagens/Leituras: Revisões

Objetivos:
· Relembrar os textos trabalhados.
· Preparar para a avaliação.
Síntese dos procedimentos:
1. Reler explicando os seis textos trabalhados
2. Mostrar semelhanças e diferenças entre eles.
3. Distinguir brevemente cada tipo de comunicação
4. Relembrar alguns termos da informática.
5. Incitar a releitura dos textos.
Recursos:
Livro didático, cópias de textos, quadro.

Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 10
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagens/leituras : Avaliação

Objetivos:
· Conferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
· Avaliar de forma escrita a turma.
Síntese dos procedimentos:
1. Distribuição da prova
2. Leitura da prova
3. Explicação de possíveis dúvidas.
4. Recolhimento do material
5. Despedida da turma.

Recursos:
Papel sulfite com a prova e quadro.






APRECIAÇÃO CRÍTICA DAS AULAS DE REGÊNCIA




A vontade as vezes vence a razão, porem a luta é sempre árdua, difícil e só o amadurecimento consegue fazer “as pazes” entre as duas.
Começamos assim com muita vontade e alguma razão, afinal nosso projeto foi resultado de uma observação e participação ativa em sala de aula. Porem não contávamos com adversários fortes. O maior deles, o desinteresse mostrado por grande parte dos alunos.
É notório que vivemos em um sistema em que os valores estão invertidos, em uma época em que poucos querem de verdade entender o que faz, preferem agir como robôs, guiados pela mídia e pelos falsos valores da sociedade atual, em nossa regência nos deparamos com este adversário, em forma de comportamento de grande parte da turma – alheios aos conhecimentos apresentados, indiferentes a quaisquer tentativas de compreensão do seu papel na sociedade.
Lutamos, tentamos de várias formas dinamizar as aulas e como resposta conseguimos fazer interagir no conhecimento a maioria da turma e com isso conseguimos atingir o nosso objetivo maior que era familiarizar os alunos com as constantes mudanças na língua, favorecendo o entendimento real dos textos.
Aprendemos com eles bem mais do que os ensinamos, percebemos que não vale batalhar apenas com vontade, é preciso entender o ambiente, conhecer a historia de vida de cada aluno, tornar-se amigo, para com isso encontrar para nós mesmos e para uma turma de escola, o sentido, a razão, pela qual se sai de casa todo dia e se “senta” em um banco escolar.
Aprender o que? Para que servirá este aprendizado? A vida se tornará mais fácil e feliz com ele? São perguntas que precisam ser respondidas dentro de cada um para que uma “sala de aula” seja realmente uma sala de aula. O que vivenciamos foi um local onde pessoas com objetivos diversos são “forçados” pelo sistema capitalista a compreenderem o que não gostam. Mas fazer o que? Se para conseguirem empregos no futuro precisam passar pela 8ª série.
Foi um combate, entre as forças da vontade destes estagiários de auxiliarem no aprendizado contra a força da razão dos alunos, que não vêm futuro no que aprendem na escola, só amadurendo-os conseguirão perceber tudo o que deixam de ganhar hoje.





CONSIDERAÇÕES FINAIS




A inovação da faculdade em permitir o estágio em duplas neste módulo foi muito importante para o bom desenvolvimento dos trabalhos por parte dos estagiários, sem esta possibilidade tudo seria mais difícil.
Outro ponto forte que vale ressaltar foi o apoio integral por parte da diretoria da escola Edna Moreira Pinto Daltro, que não só abriu suas portas para a realização das aulas de participação/regência como colocou todos os seus matérias a disposição dos alunos, possibilitando com isso um entrosamento perfeito entre estagiário e professor regente, o que facilitou no resultado final, que foi a experiência pratica adquirida pelos estagiários.
Alem destes, aconteceram outros “aspectos” positivos neste estagio, estes, por sua vez podem ser chamado de “efeitos colaterais” que são o convívio com professores regentes experientes, formando amizades importantes para a vida do estagiário, o conhecimento da rotina de uma escola e o contato “direto” com o aluno.
Como obstáculos para o perfeito funcionamento do estágio destacaríamos a falta de remuneração pelo mesmo, afinal é um trabalho e mereceria ao menos um desconto no pagamento da mensalidade,afinal em sala de aula, o estagiário representa a Unopar, fazendo um bom serviço engrandece-a, ao tempo que prestando um péssimo trabalho denigre-a. Outro “empecilho” que vale lembrar foi a falta de apoio da faculdade em relação a elaboração dos planos de aulas.
Mas como principal vilão, elegeríamos a falta de interesse pelos estudos, gerados obviamente pela falta de futuro que o jovem de hoje sente ao viver neste sistema de coisas “passageiras”, supérfluas, e onde da noite para o dia, o vulgar pode se tornar “ultima moda”.
Porem de maneira geral foi um estágio agradável, suado e muito bem aproveitado por esta dupla de estudantes que ora escreve, que com ele se sente mais preparada para uma futura profissão. Oxalá aconteça!




Referências:




AZEVEDO, Ricardo. Aula de Leitura. Disponível em <http://www.escolafazarte.com.br/2_novidades.html > Acesso 20: mar.2008.

BORGATTO, Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Língua Portuguesa: Tudo é Linguagem 8ª série. 1.ed. São Paulo: Ática, 2007.

GIL, Gilberto. Pela internet. Disponível em <http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/pela-internet.html > Acesso 20: mar. 2008.

KBOING.COM.BR. Paulinho da Viola. Sinal Fechado. Disponível em Acesso 26: mai. 2008.

LIZZA. Frases que incentivam. Disponível em <http://lizzanovaversao.wordpress.com/frases-que-incentivam> Acesso 13: abr. 2008.
RAMOS, Christina. Sinal Fechado (Paulinho da Viola). In Tentações. Disponível em < http://mariachrisblog.blogspot.com/2005/02/sinal-fechado-paulinho-da-viola.html > Acesso em 20: mar. 2008.

QUINTANA, Mario. Amadurecimento. Disponível em < http://www.meumundo.aol.com.br/patriciaufs/amadurecimento.html > Acesso em 23: mai. 2008.

SARTORELLI, Soraya Rozana. Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. In Universidade Norte do Paraná. Curso Superior de Letras: material complementar. Londrina: Unopar, 2008.

TEXTO EDITORES UNIVERSAL. Língua portuguesa on-line. Disponível em <http://www.priberam.pt/dlpo.> Acesso em 26: mai. 2008.


Alem de colocar as referencias é interessante anexar ao relatorio todos os textos, gravuras , fotografias e demais documentos utilizados durante o estágio.

9 comentários:

  1. Maravilhoso! Parabéns pelo esforço e dedicação ficou muito bom. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sem poder saber quem leu. Obrigado por ter lido, tomara que tenha sido útil para você!

      Excluir
  2. Olá,
    Encontrei tudo que eu precisava e muito mais! Agora sim estou inspirada a terminar o meu relatório! Explêndido!!!! Você está de parabéns!!!! Obrigada...
    Ellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ellen... torço que o seu relatório fique perfeito!
      É um enorme prazer ter sido útil em seu aprendizado.

      Excluir
  3. Obrigado por socializar seus conhecimentos com outras pessoas.
    Ajudou nortear meu relatório.
    Jicélia, Valença-Ba

    ResponderExcluir
  4. Fiquei superfeliz em ter colaborado, Jicélia. E mais feliz inda em saber que o blog continua sendo útil a varias pessoas, valeu muito sua coragem de escrever algo agradecendo, pelas pesquisas da net só uma em ccada 100 pessoas que ler algo, retribui a leitura com a sua participação, ou seja você é esta pessoa diferente da maioria. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Essas informações foram importantes para o desenvolvimento do meu trabalho.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!