11 de setembro de 2008

DICIONARIO DE BAIANÊS


Texto copiado do site http://www.ibomfim.com/ Que vale muito o pena ser visitado.


Tudo começou de uma brincadeira com meus filhos. Baianos com certeza (privilégio que eu não tive), assim que trocaram a chupeta pelas pernas de caranguejo, já me surpreendiam com o uso de típicos termos do linguajar baiano. Recordo-me de uma vez, quando um dos meus filhos, após conversar, pelo telefone, com os primos do interior do Estado do Rio me perguntou, sem entender direito a "língua diferente": "Painho, por que é que eles falam errado?".
A partir daí, por puro deleite, comecei a anotar uma ou outra expressão desse linguajar, logo percebendo que existia todo um conjunto de palavras que ia além da efemeridade das gírias, e que já estava incorporado à linguagem popular.
Passei então a registrar tudo o que ouvia nas ruas, no trabalho, no futebol, nas conversas, e, em cerca de seis anos, coletei perto de oitocentos "verbetes".
Nivaldo Lariú

Para Ir direto ao dicionario, clique neste link http://www.ibonfim.com.br/portal/site/conteudo/dicionarios/dicionarioBaianes.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!