3 de setembro de 2008

PROJETO DE ENSINO


Projeto de Ensino





Justificativa





Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. (Hermann Hesse)







Observando a turma em que iremos fazer o estágio de Língua Portuguesa constatamos que sua maior dificuldade é compreender o que lê, intertextualizar a leitura que faz com o mundo em que vive, têm dificuldades básicas em interpretar, em apropriar-se do conhecimento trazido pela leitura para melhorar sua própria vida, como conseqüência tem enormes dificuldades de posicionar-se diante de qualquer acontecimento.
Este projeto nasce desta necessidade, será a nossa contribuição para com os alunos da 8ª B (matutino) do colégio Edna Moreira Pinto Daltro de Capim Grosso, será a nossa tentativa de despertar neles o entendimento do texto, e com ele o entendimento do mundo que os cerca, esperamos dar-lhes a oportunidade de pensar de forma critica sobre a extrema necessidade de compreender o que se ler, seja esta leitura verbal ou não verbal, que este conhecimento seja o impulso, a chave, que os auxiliará no aperfeiçoamento do uso que já fazem da Língua Portuguesa.




Objetivos Gerais


· Familiarizar os alunos com as constantes mudanças na linguagem relacionadas a diferentes circunstâncias e contextos
· Aperfeiçoar o entendimento de um texto, percebendo seus efeitos de sentidos, obtidos por escolhas e combinações de linguagem.



Objetivos Específicos


· Favorecer a leitura, o estudo e a apropriação de conhecimentos que colaborem na melhoria da comunicação no cotidiano do aluno.
· Exercitar as habilidades de relacionar textos; buscar e ordenar informações; sintetizar dados; elaborar plano de apresentação; argumentar, adequando a linguagem tanto em situações de fala, quanto em escrita formal, exercitar a linguagem corporal, sintonizando-a com a verbal.
· Reconhecer e apropriar-se dos recursos de comunicação disponíveis em sua comunidade.
· Compreender e interpretar textos verbais e não verbais




Planejamento


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 01
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 28/04/2008
Tema: Poema: Aula de leitura, de Ricardo Azevedo

Objetivos:
· Refletir sobre os diversos tipos de Leitura.
· Perceber que a Leitura é feita com todos os sentidos.
Síntese dos procedimentos:
1. Ler silenciosamente o poema, depois ler em voz alta para a turma.
2. Instigar a turma a falarem sobre o que lêem no seu dia a dia.
3. Mostrar gravuras e pedir que façam a leitura das mesmas.
4. Escolher na turma um aluno para “ler” com o toque das mãos.
5. Solicitar um texto com a leitura de uma foto.
Recursos:
Xerox com o texto, quadros com gravuras, dicionário.


________________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 02
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 28/04/2008
Tema: A língua na era da Informação: Pela Internet, de Gilberto Gil.

Objetivos:
· Conhecer termos da linguagem usada na internet.
· Perceber as novas possibilidades de Comunicação.
Síntese dos procedimentos:
1. Ler silenciosamente a letra da música.
2. Tocar a música no cd
3. Mostrar no micro, um vídeo da musica.
4. Explicar o neologismo “infomaré”, e outros termos da informática.
5. Identificar no mapa, algumas cidades citadas na musica

Recursos:
Micro computador, Toca Cd, Cd, mapa, Livro didático.


_______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 03
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29//04/2008
Tema: O desafio da Comunicação: A vida pelo Telefone, Walcyr Carrasco

Objetivos:
· Refletir sobre o excesso de comunicação
· Possibilitar uma melhor escolha para a comunicação.

Síntese dos procedimentos:
1. Leitura e discussão em grupo do texto.
2. Enumerar às vezes em que a comunicação ao vivo foi interrompida.
3. Diferenciar a real necessidade do uso das novas tecnologias.
4. Justificar a necessidade de controle de celulares nas escolas.
5. Fixar o conhecimento, através da brincadeira da fofoca.

Recursos:
Livro didático, quadro.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 04
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29//04/2008
Tema: O desafio da Comunicação: A vida pelo Telefone II

Objetivos:
· Comparar as respostas dos alunos em relação ao texto
· Exortar uma comunicação mais refletida.

Síntese dos procedimentos:
1. Leitura silenciosa e em grupo da imagem e do texto do livro
2. Perguntar a turma, quais as principais linguagens da nossa cidade.
3. Instigar eles a falarem sobre suas ruas, percebendo as diferenças.
4. Comparar a comunicação visual do centro e dos bairros
5. Relacionar fotos do jornal com imagens da cidade.
Recursos:
Livro didático, jornal, revista, cd.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 05
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 29/04/2008
Tema: Diferentes Linguagens: A Letra e a Cidade, de Massin

Objetivos:
· Reconhecer as diferentes linguagens do cotidiano.
· Comparar as variadas comunicações do dia a dia

Síntese dos procedimentos:
1. Reler e explicar os texto aos alunos
2. Analisar suas respostas quanto aos suportes de comunicação.
3. Enumerar os pontos positivos e negativos dos anúncios na cidade.
4. Incitar o uso de comunicações menos poluidoras do ambiente.
5. Escrever um texto com opções de novas propagandas.

Recursos:
Livro didático, jornal, revista, cd.


_______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 06
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 05//05/2008
Tema: Diferentes Linguagens: A Letra e a Cidade II

Objetivos:
· Observar o conhecimento adquirido.
· Participar na construção de novos conhecimentos

Síntese dos procedimentos:
1. Verbalizar sobre a música e seu compositor, Paulinho da viola.
2. Tocar a música e após fazer a leitura silenciosa da mesma.
3. Distinguir a necessidade e o momento da comunicação concisa.
4. Comparar conversas do dia a dia com a letra da música.
5. Escrever textos que contenham diálogos rápidos.


Recursos:
Livro didático, cd, Toca cd, gravuras com sinas de trânsito.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 07
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 05/05/2008
Tema: Linguagem concisa: Sinal Fechado, de Paulinho da Viola

Objetivos:
· Refletir sobre a necessidade da concisão dos textos.
· Reconhecer a rapidez da linguagem.

Síntese dos procedimentos:
1. Ler o texto silenciosamente.
2. Ler em voz alta e com a entonação adequada.
3. Perguntar com quem o personagem conversou durante o texto e incentivar um teatro improvisado em que os alunos façam as vozes dos personagens da história.
4. Reescrever o texto, levando em consideração o dia de cada um.

Recursos:
Livro didático, quadro.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 08
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagem Concisa: Circuito Fechado (3), de Ricardo Ramos

Objetivos:
· Perceber alguns “clichês” usados na comunicação.
· Relacionar o texto com o cotidiano.

Síntese dos procedimentos:
1. Reler explicando os seis textos trabalhados
2. Mostrar semelhanças e diferenças entre eles.
3. Distinguir brevemente cada tipo de comunicação
4. Relembrar alguns termos da informática.
5. Incitar a releitura dos textos.

Recursos:
Livro didático, cópias de textos, quadro.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 09
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagens/Leituras: Revisões

Objetivos:
· Relembrar os textos trabalhados.
· Preparar para a avaliação.

Síntese dos procedimentos:
1. Distribuição da prova
2. Leitura da prova
3. Explicação de possíveis dúvidas.
4. Recolhimento do material
5. Despedida da turma.


Recursos:
Papel sulfite com a prova e quadro.


______________________________________
Escola: Edna Moreira Pinto Daltro Plano de Aula nº 10
Diretora: Sônia Emídia Santos Maciel
Estagiário: José Orlando Oliveira Rios
Professora Regente: Valdilene Hermínio da Costa
Série: 8ª
Período: Matutino
Nível de ensino: Fundamental
Número de Alunos: 45
Data: 06/05/2008
Tema: Linguagens/leituras : Avaliação

Objetivos:
· Conferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
· Avaliar de forma escrita a turma.

Síntese dos procedimentos:
1. Distribuição da prova
2. Leitura da prova
3. Explicação de possíveis dúvidas.
4. Recolhimento do material
5. Despedida da turma.

Recursos:
Papel sulfite com a prova e quadro.






Referências:




AZEVEDO, Ricardo. Aula de Leitura. Disponível em <http://www.escolafazarte.com.br/2_novidades.html > Acesso 20: mar.2008.

BORGATTO, Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Língua Portuguesa: Tudo é Linguagem 8ª série. 1.ed. São Paulo: Ática, 2007.

GIL, Gilberto. Pela internet. Disponível em <http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/pela-internet.html > Acesso 20: mar. 2008.

LIZZA. Frases que incentivam. Disponível em <http://lizzanovaversao.wordpress.com/frases-que-incentivam> Acesso 13: abr. 2008.
RAMOS, Christina. Sinal Fechado (Paulinho da Viola). In Tentações. Disponível em < http://mariachrisblog.blogspot.com/2005/02/sinal-fechado-paulinho-da-viola.html > Acesso em 20: mar. 2008.

SARTORELLI, Soraya Rozana. Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II. In Universidade Norte do Paraná. Curso Superior de Letras: material complementar. Londrina: Unopar, 2008.

TEXTO EDITORES UNIVERSAL. Língua portuguesa on-line. Disponível em <http://www.priberam.pt/dlpo.> Acesso em 14: abr. 2008.

2 comentários:

  1. Por coincidência estou trabalhando quase todos os textos relacionados por você num 9º ano. Tem como você disponibilizar a prova que você aplicou?

    ResponderExcluir
  2. que proibção mas ridicula por causa de Boné eu nao uso mas sou contra essa proibição!! vou contar ate uma historia!!
    Era falta de respeito na época que a minha bizavó era virgem. Hoje em dia, falta de respeito é mandar alguém tirar o boné. Os professores devem proibir apenas o que atrapalha e compromete a aula, e alguém de boné não atrapalha.

    No meu colégio havia um garoto com cancer e ele precisava usar boné para esconder sua calvice precoce. Teve uma professora estúpida que obrigou ele a tirar o boné e ele sofreu muito por isso, pois a sala inteira riu da careca dele.

    Ele processou o colégio, ganhou uma boa indenização e continuou usando boné aonde quis.

    A maior falta de respeito que eu conheço é querer mandar na vida dos outros

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!