24 de março de 2010

O PAPEL DO TEXTO NO ENSINO DA LÍNGUA

O texto é entendido como “toda unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente do ponto de vista da ação ou da comunicação” (Bronckart, 1999). O texto é o elemento básico com que devemos trabalhar no processo de ensino de qualquer disciplina. É através do texto que o usuário da língua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir idéias, informações, opiniões em situações comunicativas. Produzir textos exige da pessoa o saber pensar, organizar ideias e escrever.

A aprendizagem da língua escrita não é uma herança biológica, mas sim cultural. Existem sociedades que escrevem e sociedades que não escrevem, embora todos tenham língua oral. Isto quer dizer que a língua escrita é uma criação social. Diferentemente da transmissão hereditária, que é o caso da linguagem oral, a escrita é um produto da cultura que só se transmite pelo ensino, ou seja, em geral por meio de uma intervenção social planejada para tal fim (Freire, 1998; Zorzi, 2002).

No processo de aprendizagem da língua, o uso do texto se faz importante, pois é uma forma de interação com o mundo e com as várias situações da língua portuguesa; nos proporciona a exposição de ideias, a criação de histórias e a aquisição de novos conhecimentos. Assim podemos concordar com Othon Garcia que diz “Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente ao criou ou não aprovisionou...”
A importância da linguagem como meio de comunicação social. O instrumento humano e social depende, na sua infinita reconstrução e mudança, das colaborações criativas, do acréscimo, por assim dizer, da contribuição individual e das mudanças coletivas. A língua é totalmente diversificada e repleta de novas e variadas situações de uso, sua aprendizagem envolve, além de aspectos culturais, múltiplas formas de aprendizagem, como o texto que se relaciona favoravelmente com o Ensino da Língua. Ele é um instrumento que fortalece e intensifica a aproximação do aprendiz com as várias possibilidades da língua portuguesa, possibilita novas formas de expressão e fortalece o conhecimento, destacamos a importância de que cada vez mais cedo precisamos utilizar o texto para formar alunos criadores de conhecimento e dominadores de sua própria linguagem como expressão de pensamento. Um dos aspectos levantados pelo texto é a importância da linguagem como meio de comunicação, pois se não formos entendedores de enunciados, tantos escritos como oral, como compreenderemos os enunciados do dia a dia, por exemplo. As variações de linguagens devem ser valorizadas, respeitadas e compreendidas no âmbito da aprendizagem. Além do estímulo ininterrupto à elevação do grau de letramento dos aprendizes e da prática da reflexão lingüística, cabe também ao professor de língua apresentar os valores sociais atribuídos a cada variedade lingüística. Em suma, o texto como ferramenta na aprendizagem e aquisição da linguagem.
O texto também nos possibilita refletir sobre a língua, redefinir posições na criação de conceitos, acrescentando ainda o valor da interação como possibilidade de conferir aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos atos lingüísticos. A linguagem, pois, como lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico, se faz concretude através de discursos, materializados em gêneros textuais.
Segundo KOCK (2003) em prólogo de seu livro “Desvendando os segredos do
texto” questiona: “E o texto tem segredos?”, para em seguida, afirmar que se
se considerar o texto como lugar de interação de sujeitos sociais,
reconheceremos o texto como um construto histórico e social, complexo e
multifacetado, cujos segredos é preciso desvendar para compreender melhor
esse “milagre” que se repete a cada nova interlocução – a interação pela
linguagem.

Através dos textos podemos construir conceitos, facilitando a melhor compreensão da escrita,conhecer nossa língua e formular novos princípios sobre as diversidades da linguagem interagindo com a própria realidade.
Desse modo, consideramos ser consensual que todo processo de ensino-aprendizagem
tem como foco nuclear o texto, o que não constitui novidade , pois
há tempo, práticas e estudos, os mais diversos, agenciam este procedimento, ou
seja,o de considerar o texto como unidade de ensino da língua.

(texto escrito baseado em fontes ainda não disponibilizadas aqui)

Um comentário:

  1. Dani, seu texto me ajudou a compreender alguns conceitos que eu precisava para fazer um trabalho, valeu muito. Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!