2 de abril de 2010

GÊNEROS TEXTUAIS

Todos os textos surgem na sociedade pertencendo a diferentes categorias ou gêneros textuais que relacionam os enunciadores com atividades sociais específicas. Não se trata de pensarmos em uma lista de características que compõem um modelo segundo o qual devemos produzir o nosso texto, mas de compreender como esse texto funciona em sociedade e de que forma ele deve ser produzido e utilizado a fim de atingir o objetivo desejado. O trabalho com gêneros textuais obriga-nos a compreender tanto as características estruturais de determinado texto (como ele é feito) como as condições sociais que levam ao funcionamento e ao bom êxito das mesmas (como ele funciona na sociedade)
Levando em conta a imensidão de gêneros textuais existentes na sociedade e que, conforme as necessidades dessa sociedade, novos gêneros surgem e antigos desaparecem, muitos estudiosos procuraram campos maiores que englobassem diversos gêneros em seu interior. Emerge, dessa maneira, o conceito de tipo textual
Para Travaglia, o trabalho com textos de diferentes tipos é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa, pois se o aluno fica restrito a um tipo específico, tão pouco se apropriará de outros recursos de interlocução ou interação. E, por ser difícil encontrarmos tipos puros, utiliza-se o recurso da conjunção tipológica que estabelece um tipo dominante para cada tipo de interlocução que se pretende praticar. Para ele, o uso de determinadas características é que possibilitarão a efetiva comunicação (ou não) com quem se fala. Ou seja, se concebe tipologia textual como o tipo de texto que demonstre interação e a interlocução entre os envolvidos, apresentando uma função social.
Basicamente existem três tipos de textos:

Texto Narrativo

Relato de um acontecimento;
Fatos vividos por personagens em determina tempo e lugar;
Presença do narrador (personagem ou observador);
Fatos em seqüência.

Texto descritivo

Função representativa;
Cópia/reprodução/representação escrita do captado pelo olhar;
Permite visualizar uma imagem do que é lido;
Caracteriza pessoas, objetos, ambientes, animais...
Transmite impressões ou sensações;
Não há sucessão de acontecimentos.

Texto dissertativo/persuasivo

Possui caráter argumentativo;
Exposição de idéias e opiniões;
Apresentação de provas;
Adoção de ponto de vista;
É preciso conhecer o tema;
Convencimento do leitor;
Introdução, desenvovimento e conclusão.

A língua, é viva e faz parte da comunicação diária entre os falantes, e os gêneros são fonte rica desse material autêntico, portanto, o estudo com esse tipo de material será significativo e, conseqüentemente, mais eficaz.

(texto escrito baseado em fontes ainda não disponibilizadas aqui)

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