Muito discutida por todos, principalmente por quem pouco ou nada sabe sobre ela, a ética é algo que pode ser definida como “A teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade”, assim definiu Adolfo Sanchez Velasquez em seu livro Ética, da editora Civilização Brasileira em sua 30ª edição, publicado em 2008, página 23. Dissertaremos com base neste autor e em aulas da disciplina introdução à filosofia e ética na administração, do professor Msc Vladimir de Oliveira Mota.
Quando o senso comum fala em ética ou sobre o que é ético, na realidade, está se referindo à moral e sobre o comportamento moral. Então vamos por partes, definiremos o que é moral e a partir daí, entenderemos o que é ética. A moral trata dos problemas práticos do dia-a-dia, diz respeito aos nossos atos, sobre o que devemos fazer em determinada situação. Esse comportamento moral tem fundamento nos costumes e varia no tempo e no espaço, o que hoje é moralmente correto há alguns anos atrás não era aceito e o que defendemos aqui em nosso país certamente em outros lugares do mundo é inaceitável moralmente. Um exemplo muito utilizado é sobre a forma das mulheres se vestirem, observe que aqui mesmo no Brasil, há umas poucas décadas, não se admitia a maneira como as mulheres brasileiras contemporâneas se vestem, não era moralmente aceito, e, ainda hoje não o é em países muçulmanos, por exemplo. Já nascemos em uma sociedade em que suas práticas morais já existem, herdamos isso tudo como certo, como moralmente correto. Estas práticas dizem respeito à cultura, às tradições, ao folclore, à religião, etc.
A ética tem na moral o seu objeto de estudo. Ela tem origem na filosofia, e é um ramo dela que se desprendeu, ganhando assim, característica científica. Ao contrário do tempo em que somente a filosofia tratava a respeito da ética, quando tinha um caráter até mesmo especulativo, atualmente a ética tem ganhado contribuições das ciências sociais. Ela é universal e atemporal, ao contrario da moral. Sendo assim, as questões éticas não mudam. O que é um problema ético hoje, o era há 1000 anos e continuará sendo por todo o sempre, tanto aqui quanto na Finlândia. A moral não influencia a ética, mas, a ética pode influenciar a moral. Vejamos um exemplo da universalidade e da atemporalidade de um preceito ético que encontramos na Bíblia, o livro sagrado do cristianismo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mateus, capítulo 22, parte final do versículo 39. Observe que fazer o bem a outra pessoa da mesma forma como gostaria de ser tratado é algo que foi importante, é importante e sempre será importante. Não se aplica a isso o exemplo de um problema moral em que citamos há pouco, o exemplo das vestes femininas.
No filme Monstros S. A. vemos claramente exemplos de falta de ética por parte dos personagens Randall, o lagarto que trapaceia para vencer seu rival Sulley, o protagonista do filme e ainda o presidente da empresa, o Sr. Henry J. Waternoose que no final do filme declarou: “eu seqüestrarei mil crianças antes de deixar esta empresa acabar”. Para ele, está claro que o dinheiro, o poder, e a manipulação política estão acima de qualquer coisa, isso é completamente ao contrário do exemplo de ética que citamos, “Amarás o teu próximo...”
James C. Hunter, em “O monge e o executivo”, falando a respeito de liderança, aborda um princípio ético, mostrando que o amor é como nos comportamos em relação aos outros e não um sentimento, como o senso comum sugere.
O ato ético é um ato livre e tem seu início na necessidade que temos de definir nosso “valor supremo”, valor este que está no topo hierárquico e definirão os demais valores, este é o pensamento ético de Eduardo Abranches de Soveral, citado em uma compilação organizada por José Maurício de Carvalho. A questão ética é uma questão filosófica, ela abrange todo tipo de relação dos homens, não é específica de uma disciplina, mas, todos precisamos estudar e compreender seus princípios para utilizar tanto na administração quanto em qualquer lugar onde haja convívio social. A ética, de uma maneira geral, consiste em definir o que é o bom, e, partindo desta definição, vir a desenvolver um pensamento sistemático a respeito da ética. Nos dias atuais, falamos da aplicação da ética em vários setores: na administração (pública e empresarial), no direito, na comunicação, etc., porém, não nos esqueçamos que se trata da mesma coisa, só que aplicada em setores diferentes e que no fim das contas são todos estes setores a mesma coisa: a relação do homem em sociedade.
Fonte das pesquisas:
Velasquez, Adolfo Sanchez. Ética. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008, 30ª edição, P. 22 a 29.
Carvalho, Jose Maurício de. Problemas e teorias da ética contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, P. 352 e 352.
Hunter, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2007, P. 87 e 88.
Belo post, Leandro, com certeza será bastante útil para pessoas que tiverem que dissertar sobre ética, esse é o sentido, colaborar que com precisar, esteja ele(a) onde estiver.
ResponderExcluirSim. Gostei da definição de ética e moral.
ResponderExcluir