19 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO

Perdemos a companhia física de José Saramago, física como ser vivo, respirando o mesmo oxigênio, pois em qualquer lugar do planeta que estivermos, de certa foram estamos "ligados", ligados porque ao mesmo tempo respiramos o mesmo ar. Este ar que nos une deveria servir para nos fazer entender que onde estivermos, estaremos juntos com outros seres vivos, estaremos compartilhando o mesmo ar. Porque não compartilharmos tambem as idéias. Vamos discutir?

Saramago não tinha religião, porem tinha idéias sobre religiosidade, sobre política, sobre ecologia, enfim sobre a vida, neste momento de despedida vale muito lembrar alguns trechinhos deste maravilhoso escritor que soube enfeitar e reverenciar a nossa "bela e inculta flor do lácio".

"Não tenhamos pressa. Mas não percamos tempo."


"A lucidez é um luxo que nem todos se podem permitir."

"Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não."

"O único progresso verdadeiro é o progresso moral. O resto é simplesmente ter mais ou menos bens."

"Tudo neste mundo tem uma resposta. O que leva é tempo para se formular as perguntas."

"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."

"Independência absoluta não existe. Vivemos numa sociedade de interdependências que se expandem em progressão geométrica."

"Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor."

"A sabedoria diz que o erro é inseparável da ação justa, que a mentira é inseparável da sua verdade, que o homem é inseparável da sua negação."

"É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido."

"Vá cada um aonde possa pelos seus próprios meios: guias e gurus são más companhias."

"Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."

"A carne é fraca e os políticos são feitos de carne. No momento em que o cidadão renuncia a intervir na vida política do país, o poder real escapa-lhe das mãos."

"Como cidadão, o escritor tem compromisso com seu tempo, seu país, as circunstâncias do mundo. O futuro vai julgar a obra do autor, mas o presente tem o direito de fazer um juízo sobre o autor que ele é."

"Nada é para sempre, dizemos, mas há momentos que parecem ficar suspensos, pairando sobre o fluir inexorável do tempo."

"Sem política não se organiza uma sociedade. O problema é que a sociedade está nas mãos de políticos profissionais."

"Tudo o que fiz foi com plena consciência de um ser humano que busca relatar sua identidade. Preciso indagar que diabos estou fazendo aqui, na vida, na sociedade e na história."

"Que seria de nós se não sonhássemos?"

"Sim, não tenhamos pressa. Mas não percamos tempo."

O tempo, não deixou que o escritor completasse seu último trabalho, que tinha como título “Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas!” Porem a herança que nos deixa soma mais de 30 livros entre romances, poesias, ensaios e peças de teatro. Ha muito o que se ler e pensar sobre a grande obra deste ser humano que sempre manteve seu jeito simples e humilde de viver. De serralheiro a escritor renomado, porem sem perder o contato com suas raizes e seu povo. Obrigado por tudo, Saramago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!