6 de junho de 2010

A CABANA - A CANÇÃO DE MISSY

Que tal passar uns dias na "Cabana"? Ta sem tempo? Tudo bem, fica pra outro fim de semana... Sem problemas. É hoje? esteja preparado? Você sabe chegar a cabana? O caminho não é facil... e você não sabe o que vai encontrar de verdade lá... quer mesmo ir?
Se você quer, eu juro  que vale a pena, essa cabana  fica em um local onde eu creio que todos deveriam ir algum dia,  é uma cabana mágica onde você irá se descobrir e de lá sairá um novo ser, mais tranquilo, mais preparado para o corre corre do dia a dia, eu recomendo leia A Cabana de William P. Young.
O livro é de ficção, porem usa "personagens" bastante conhecidos de nossa cultura, a magia esta na forma como estes "personagens" são caracterizados pelo autor, ele os humaniza para mostrar sua grandiosidade, parece antangônico? Eu tambem acho, porem para aqueles que leem este blog, e que sabem a minha maneira de pensar verão que isso é um enorme elogio. O elogio a humanidade, a sua enorme capacidade de criar histórias, algumas, como esta, extremamente encantadoras.
Na contracapa do livro esta um resumo conciso dele, nas palavras de  Michael W. Smith: "Esta história deve ser lida como se fosse uma oração - a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparência e surpresas. Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A cabana"
Você poderia dizer: Ué isso é um resumo do livro? A resposta seria Sim, com certesa. Seria um resumo conciso perfeito, seria o "sumo" que o Michael extraiu do livro pois o livro tem isso tudo - ternura, amor, transparência e surpresas - não exatamente nesta ordem, ele começa de forma bem rude, porem extremamente provocante no sentido de fazer o leitor continuar a "degusta-lo".
Foi inevitável, para mim não sentir uma sintonia do livro com  o tema deste blog, você lembra o tema? Caverna de idéias - Deixe-se iluminar... Ilumine a caverna de alguem! Colabore!  A cabana é uma espécie de caverna  onde o personagem central do texto vai para se encontrar com  alguem que ele duvida que exista, haverá o encontro? e você ja deixou alguma luz invadir sua caverna? Alguma vez ja foi luz para clarear a caverna de alguém?
Sempre acho que escrevo demais, sempre penso que misturo as coisas.É o que deve estar passando por sua cabeça agora. Afinal ele esta falando do livro ou do blog? No fundo eu estou falando da vida, do nosso cotidiano, das coisas pequenas que nem damos valor mas que na verdade são o bom da vida, são o que fazem valer a pena trabalhar, se esforçar para ter dignidade diante da loucura do capitalismo.
Eu creio em um mundo onde as pessoas seja responsáveis pelos bons e maus momentos de sua vida, porem não dá para negar que a interação com outros seres interferem no "resultado" de nossos esforços . Alguns ajuda-nos, outros atrapalham. Devemos abraçar mais os que nos ajudam e perdoar os que nos atrapalham, talvez esta seja uma das principais mensagens do livro de William.
Quero agradecer ao Rev. Rosivan Rios por ter me dado este livro para ler.
Abaixo esta a única canção do livro a CANÇÃO DE MISSY

Respire em mim... fundo,
Para que eu respire... e viva.
E me abrace apertado para eu dormir
Suavemente segura por tudo que você dá.

Venha me beijar, vento, e tire meu fôlego
Até que você e eu sejamos um só,
E dançaremos entre túmulos
Até que toda a morte se vá

E ninguem sabe que existimos
Nos braços um do outro,
A não ser Aquele que soprou a hálito
Que me esconde livre do mal

Venha me beijar, vento, e tire mei fôlego
Até que você e  eu sejamos um só,
E dançaremos entre os túmulos
Até que toda a morte se vá.

E você ja leu a cabana? Se leu escreva no comentário sua opinião sobre o livro. Se não leu, leia Vale muito a pena!

5 comentários:

  1. Bom dia a todos os participantes deste blog!

    Antes de qualquer outra coisa, gostaria de tecer elógios àqueles que tiveram a idéia fascinate de criar um blog chamado "Caverna de Idéias".

    Discutir idéias, contribuir com novas idéias, e adquirir idéias novas é essencial para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento de todos nós seres humanos, portanto, a criação deste blog é uma "idéia louvável".

    Em se tratando do comentário feito por Zé Orlando sobre o livro A CABANA, gostaria de endossar suas palavras, e dizer que as idéias e conceitos contidos no livro lançaram luz dentro da "minha caverna" e fortaleceram os alicerceres da "minha cabana".

    É impossivel não recomendar uma leitura tão fascinate, fácil, e ao mesmo tempo, tão profunda. Ao entrar na "cabana" você descobrirar "coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jr 33.3); Ao sair da "cabana" você terá uma "cosmovisão ampliada" (Jó 33.12-18).

    Junte-se a nós e passe momentos marcantes NA CABANA...

    Rev. Rosivan Rios.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos!

    O objetivo deste comentário é fazer duas retificações ao anterior:

    1. Desculpem-me por ter dito que o blog se chama "Caverna de Idéias", quando na verdade este é apenas o tema, o nome correto é Literatura e Idéias.

    2. Onde está escrito elógios, leia-se, elogios.

    Faço tais retificações por acreditar que "falar correto" e "escrever correto" é mister a todos os comunicadores.

    ResponderExcluir
  3. Comecei pelo fim, os comentários!! Ainda não li o livro e iniciarei a leitura do post agora msm.
    Adorei o comentário do nosso novo colega de blog!

    Voltarei aqui mais tarde para falar desse post.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um dos meus primeiros livros de ficção. Um dos melhores que li ...

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!