3 de junho de 2010

CONHECENDO O ISLAMISMO - O LIVRO

Capa do Livro com imagem ilustrativa de Muhammed, o principal profeta segundo o Islamismo

As religiões fazem parte da vida da maioria dos seres humanos, é inegavel que elas tragam uma segurança e com isso propocionem um estado de paz e satisfação, todos estes fatores somados fazem com que as crenças tenham papel fundamental na vida cotidiana da humanidade.

Eu não tenho crença, porem tenho curiosidade e ler sobre as crenças é uma forma de cultura interessante, pois traz, pra mim um sentimento que eu não vivo sem ele: O respeito ao proximo, especialmente na sua forma de pensar e conviver em grupo.

Este respeito, só é possivel com a compreenção so outro, se possivel em todos os seus jeitos e trejeitos, incluidos aí a sua religião, o seu time de futebol preferido e, até sua opção politica ou sexual, o fato é que existe o outro, e ele é diferente de você, totalmente diferente, único, enfim um outro ser humano que respira o mesmo ar que você, que tem carencias parecidas, mas que tem peculiaridades singulares.

Partindo deste contexto resolvi ler o livro de Matthew Gordon, Conhecendo o Islamismo da editora Vozes. É um texto bastante sucinto que traz em linhas gerais as origens, as crenças, as praticas e uma breve explanação sobre os textos sagrados e os lugares sagrados do Islamismo. Vale a pena a leitura para quem quiser conhecer um pouquinho da fé que mais cresce no mundo atualmente.

No meu entendimento, o livro, de certa forma, coloca o Islamismo como a continuação do Cristianismo, sendo assim a fé Islâmica respeita e honra todos os profetas existentes nos livros da Bíblia, desde o primeiro passando por Cristo (que para o Islamismo foi apenas mais um profeta) até chegar no maior profeta que eles reconhecem, o qual teve contato pessoal com o próprio Deus, que foi Muhammad ibn Abdallah (conhecido no ocidente por Maomé) o qual, segundo a tradição islamita escreveu o Quran (Corão ou Alcorão) revelado pelo proprio Deus.

Segundo o Alcorão "Deus é aquele que eregiu os céus sem apoio, como se pode ver, e depois sentou-se em seu trono e sujeitou o sol e a lua à sua vontade" ( Sura 13,2). "Deus atesta que não há deus senão ele, como o atestam os anjos e os que possuem conhecimento. Ele só age com justiça. Não há deus senão ele, o Todo-poderoso, o Todo-Sábio" ( Sura 3,18)


O nome de Deus no Islamismo é Allah (Alá, para nós ocidentais) e que dizer exatamente  isso "único Deus", já o termo Islam significa "entrega total a Deus", os seja a fé islamica se baseia na extrema confiança, no poder absoluto de seu salvador. A palavra Quran siginifica "recitação, leitura" então Quran ( Alcorão) é a leitura do texto sagrado, segundo as crenças, no inicio o proprio profeta Maomé recitava e explicava o texto a seus seguidores. O Alcorão é composto de 114 Suras (cápitulos). As Suras são compostas de ayat (versículos). Assim ao ler Sura 13,4 pode-se entender como Capitulo 13 versículo 4.

Para terminar vou colocar pequenos trechos sagrados do Islamismo:

Foi ele quem os criou de um unico ser
E da mesma natureza fez a companheira dele
De modo que se inclinasse para ela...
( Sura 7,189)

O profeta disse: "uma mulher é dada em casamento
por quatro razões:  por causa de sua riqueza,
da reputação de sua familia, de sua beleza e de sua piedade.
Dá precedência às que possuem piedade"
Os profetas viu as crianças retornando de uma celebração de casamento
Levantou-se e disse: "por deus, vós sois para mim as pessoas mais
queridas" e repetiu isto três vezes.
(Hadidth, da coleção de al-Bukhari)

Casa com mulheres do teu agrado,
duas  três ou quatro"
(Sura 4,3)

2 comentários:

  1. Atenção aos estudiosos: esta figura está ERRADA, e engana as pessoas que visitam este site.

    Não existe NENHUMA foto ou figura do profeta Mohammad (que a paz de Deus esteja sobre ele). Ele JAMAIS deixou seu rosto ser reproduzido. Atribuir um rosto a ele é altamente ofensivo, desrespeitoso e terminantemente proibido no Islam.

    ResponderExcluir
  2. Oi Laila! Bem vinda ao Blog!
    Fiquei feliz que você tenha lido e sentido-se impelida a adicionar informações ao texto. Escrevi sobre o livro, não tenho tanto conhecimento de Islamismo assim para saber de tal fato. Como defesa só posso dizer que a imagem acima é a capa do livro e está disponivel para compra no Brasil.
    Respeito todas as crenças, apesar de não ter uma.
    Grande abraço e este Blog esta a sua disposição se sentir desejo de escrever sobre qualquer assunto!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!