15 de julho de 2012

OS PRETENDENTES DA FILHA DO CORONÉ - O FILME



Acabei de chegar da rua... Expressão comum em cidades pequenas, estava assistindo a estréia do filme “Os pretendentes da filha do Coroné” O mais novo filme do cineasta Rogeres Magno.
O filme segue  o caminho deixado por “Alto da Compadecida” de Guel Arraes, inspirado na obra de Ariano Suassuna, ou seja é uma bela comédia que tem ao fundo os costumes nordestinos misturados com personagens que “vivem” no imaginário popular.
Sendo assim não pode faltar o “Coroné” , o bêbado, o esperto, os frouxos, o padre... e por aí vão as caricaturas já famosas em nossa região. O engraçado do filme esta na tela, para não me alongar, vou destacar uma cena, que achei extremamente engraçada: Um “pastor evangélico” (personagem não muito comum neste tipo de filme, já que ele retrata um passado onde no nordeste ainda não haviam muitos evangélicos)só isso já faz a graça, porem , eles vão adiante, Poe o pastor pra pregar pra uma “multidão” na pracinha da cidade imaginaria de Croá. A multidão, composta de umas 5 pessoas, tem o bêbado bem pertinho. Quando o pastor fala:

-- Quem nunca errou atire a primeira pedra.

 O bêbado não tem dúvida atira a pedra, que acerta no olho do pastor. Outros fiéis viram-se para o bêbado e falam:

-- Pra que você atirou a pedra?

Este não titubeia:

-- Ele mandou e a desta distância eu nunca errei nenhuma mesmo!ha há há...

Eu falei que a graça do filme estava na tela, mas por traz dela esta algo mais importante: o milagre do filme: Rogeres conseguiu produzir um filme maravilhoso, que mostra a cultura  e até mesmo um pouco da capital baiana praticamente sem orçamento! De onde veio este cara? Já que no Brasil o que se vê são orçamentos superfaturados e coisa e tal. Fazer algo e ainda de qualidade a custo baixo é um milagre! Parabéns a todos, vocês são um grande orgulho para a cultura nordestina!
Quando você quiser se divertir e valorizar a  nossa cultura, assista “os pretendentes da filha do coroné” Será que a "linda filha" esta na imagem acima?

Um comentário:

  1. qual o nome da musica do encontro de sandrinha e astrofonildo?

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!