24 de dezembro de 2010

DEUS TRANSFORMA MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO


Você acredita que alguma maldição possa ter sido lançada contra a sua vida? Pensa que as coisas não estão tão bem por causa de alguma influência maldita? Você fez algum pacto com o mal, e agora, está com medo e não sabe como se libertar? Quero compartilhar com você uma história que se encontra no Livro de Números 22.1-14, que nos assegura que DEUS TRANSFORMA MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO...

Após conseguir vitórias expressivas contra dois reinos, Hesbom e Basã, ambos situados à Palestina oriental, local por onde o povo de Israel teria que passar para chega a Terra Prometida, o povo de Deus chega nos limites do território de Moabe. O rei de Moabe, Balaque, sabendo das várias conquistas do povo de Israel, fica amedrontado, e resolve pedir ajuda aos midianitas para resistirem juntos aos invasores israelitas (v.2-4).


Diante da ameaça de invasão, Balaque, teve a idéias de contratar um vidente, um encantador, Balaão, um profeta pagão, que tinha a fama de exercer poderes sobrenaturais (v.5-7). No entanto, o que deveria constituir-se em uma maldição para o povo de Deus, converteu-se em bênção. Soberanamente, o Deus Eterno, que domina sobre tudo e todos, não permitiu que o profeta pagão, Balaão, amaldiçoasse o seu povo, e como se não bastasse, ainda o usou para abençoar o povo de Israel (v.12; 23.11,12).


Quem sabe muitas maldições já tenham sido lançadas sobre sua vida. É possível que sua família seja alvo de maldições. É muito provável que Satanás, o nosso arque inimigo, diariamente tente lançar maldições sobre nós, que somos o povo de Deus, mas contra os remidos de Jesus não há encantamento (23.23;1Jo 5.18), pois DEUS CONVERTE MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO na vida dos seus escolhidos!

1 – Ainda que para isso ele use pessoas não convencionais (v.15-20) – Balaão era um encantador, um vidente, um adivinho, uma espécie de profeta pagão, com algum conhecimento e consideração pelo Deus verdadeiro (v.8,18). Trazendo para os nossos dias poderíamos dizer que Balaão era um curador, um pai de santo, um espiritualista. As pessoas acreditavam que Balaão recebia poderes sobrenaturais para praticar o bem e o mal (v.6b).

Deus exerce total controle sobre todas as pessoas, as boas e as más, e tem todo poder para usar pessoas más, e contrárias a sua lei, para que de alguma maneira, no final das contas, tragam bênçãos para a vida do povo eleito do Senhor:

a) Raabe a prostituta que foi usada por Deus para abrigar, esconder e orientar os dois espias do povo de Deus que foi a Jericó para espiar a cidade. Deus usou uma prostituta para ser um instrumento estratégico em favor do seu povo.

b) Deus usou Judas Iscariotes, como instrumento de traição, com o propósito de realizar a nossa salvação.

Se você é um Filho de Deus, nascido de Cristo Jesus e obediente a sua palavra, não precisa temer nenhuma maldição, pois Deus é fiel para converter maldição em bênção.

DEUS CONVERTE MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO...

2 - Ainda que para isso ele use seres não convencionais (v.21-27) – Olhando para o verso 20 e percebendo a permissão de Deus para que Balaão fizesse a viagem com os emissários do rei de Moabe, a ira divina manifesta no verso 22, talvez nos surpreenda. Por que a ira de Deus se acendeu contra Balaão, se foi o próprio Deus quem permitiu que o vidente viajasse com os príncipes de Moabe? A narrativa como um todo mostra que a viagem de Balaão foi perversamente motivada, e que certamente, ele esperava poder amaldiçoar a Israel (v.32).

Apesar disso, Deus usou dois seres não convencionais para converter a maldição em bênção na vida de seu povo: uma jumenta e um anjo! De maneira irônica e cômica o texto bíblico mostra que uma jumenta viu o que um vidente não podia ver, e ainda falou com ele (v.23,25,27,28-30).

Conta-se a história de um jovem vendedor de Bíblias que ao se hospedara no mesmo hotel onde estavam hospedados um grupo de jovens universitários. Ao oferecer-lhes um exemplar do Livro dos livros, os universitário começaram a tripudiar e a zombar do valor da Bíblia bem como da crença do jovem vendedor de Bíblias:

_ "Você acredita mesmo neste livro e em Deus"? Em pleno século XXI é possível que alguém acredite no mito do Jardim do Édem, em Adão e Eva, na história do Mar Vermelho que se abriu e na ficção da jumenta que falou com um profeta... Como acreditar em uma Bíblia e em um Deus que afirmam que uma jumenta é capaz de falar? Você acredita mesmo que uma jumenta possa falar como um homem?" A isto, respondeu o jovem denfensor da Bíblia: _ "Como não acreditaria que uma jumenta falou como um homem, se em pleno século XXI, encontro homens falando como se fossem uma jumenta!"

Existem pessoas que estão vivendo na cegueira espiritual, pois “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Co 4.4).

Deus usou o anjo do Senhor para impedir que Balaão amaldiçoasse o povo de Israel (v.31-35). O Anjo do Senhor com uma espada desembainhada na mão, indica que com ele estava o poder de matar ou deixar viver. Balaão reconhece isso e resolve seguir as ordens de Deus. Em alguns textos Bíblicos o Anjo do Senhor é uma teofania, isto é, a manifestação visível do próprio Deus. Alguns estudiosos asseveram que as aparições do Anjo do Senhor eram manifestações do Cristo Eterno, que sempre co-existiu junto ao Pai.

Jesus é a manifestação visível de Deus. Jesus, o EU SOU, o Eterno Deus, foi o instrumento não convencional, o Deus-homem, que se fez carne na pessoa de um bebê - "Deus de fraldas" - intrumento usado para libertar da maldição do pecado todo aquele que crê. Em Jesus a maldição do pecado, foi convertida na bênção do perdão. Em Jesus a maldição da morte eterna, foi convertida na bênção da vida eterna. Por causa de Jesus, onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.

DEUS CONVERTE MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO...

3 – Ainda que para isso ele use situações não convencionais (v.36-41) – A situação estava preparada para que a maldição fosse lançada sobre o povo de Deus.
a) As honras estavam preparadas (v.37). Prata e ouro seriam dados a Balaão para que amaldiçoasse o povo de Israel.
b) Balaão já estava no centro da situação (v.38).
c) Os sacrifícios de encantamento foram feitos (v.40; 23.1-2).
Mas, a despeito de todos estes preparativos macabros, o Senhor usou aquela situação não convencional, para que ao invés de amaldiçoar, Balaão, abençoasse o povo com o qual Deus fizera aliança e prometera abençoar sempre (24.10).
Não olhe para a situação, olhe para o Deus da aliança que prometeu abençoar você e sua descendência. (Lembre-se da situação de José do Egito. Lembre-se da situação de Jó. Lembre-se da situação de Jesus).
Deus converte maldição em bênção, ainda que para isso tenha que usar situações não convencionais.

CONCLUSÃO
Minha própria experiência pessoal. Eu tinha tudo para ser um espiritualista, Deus me fez um cristão. Eu tinha tudo para ser um malfeitor, mas Deus me fez um pastor.

Rev. Rosivan M. Rios

2 comentários:

  1. É MUITO GRATIFICANTE APRENDER MAIS DE DEUS.
    QUE O NOSSO SENHOR DEUS TE PROTEJA.

    ResponderExcluir
  2. 0lha homem de deus eu achava que já estava caminhando para maudição mas atrves destas palavras eu sei que Deus esta tranformando todas maudição em benção na minha vida. que Deus continue te usando amem.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!