5 de setembro de 2010

ELEIÇÕES: CACARECOS & CACARECOS


Você já votou em um cacareco? ah... tah... Lembra em quem você votou nas últimas eleições? Lembra mesmo? Parabéns! poucos lembram....Agora para você que tem mais de 30 e já votou algumas vezes, já percebeu como adversários de uma eleição, viram partidários fervorosos em outra? Cada dia mais eu entendo menos de eleições!


Vamos tentar compreender um pouco juntos, para início de conversa partimos de um passado recente, vivíamos em uma ditadura militar e praticamente não existiam partidos, era um regime onde poucos escolhiam o futuro presidente, geralmente um general, de longa carreira entre os servidores militares, na forma de entender daquele tempo era alguém "acostumado a comandar", preparado para "servir?" ao país... Ou seja, havia um "funil" por onde só uma pessoa de "carreira" conseguiria passar. Isso para falar só do cargo máximo, os outros geralmente eram indicados por parceiros do chefe.

No momento atual, já com mais de 20 anos votando e podendo ser votado, a população que antes nem chegava perto do funil tem a chance de passar por ele, e com isso poder influenciar mais diretamente os destinos do país, porque ser presidente não quer dizer necessariamente "mandar" no país. Então eleição para uma boa parte da população é sinônimo de "concurso sem pedir qualificação". É um concurso razoavelmente fácil de passar, para certos cargos, basta ser amigo de um político no poder, para outros basta ser popular no bairro, (ou no estado). Resultado: Todas as eleições são eleitos candidatos totalmente incapacitados para as funções... tomam posse... e ficam ricos! ah eles trabalham... trabalham ou atrapalham? (Que tal um curso ministrado pelo tse para o candidato eleito ter a mínima qualificação pra o cargo, se não atingir a mínima, perde o mandato antes de assumir)

Nestas eleições temos alguns candidatos que os jornalistas profissionais costumam chamar de "cacarecos" porque esse nome? ah isso já outra historia, mas no geral um candidato cacareco quer dizer um candidato "sem sentido", sem noção, que está apenas se aproveitando do momento da eleição para ganhar popularidade ou quem sabe para ganhar um emprego, na maioria das vezes no poder legislativo, que ele, o cacareco, não tem a menor noção do que seja, porem se for eleito, será ser um legitimo representante do povo no processo de fazer as leis, que todos teremos que seguir e respeitar.

Outros candidatos, aqueles que estão sempre do lado do poder, poderíamos chamar de "cacarecos profissionais" São pessoas que não tem convicções próprias, ou melhor tem uma só: Ficar no poder. Veja o exemplo do nosso ex presidente Fernando Collor, foi da Arena (que viveu no poder) e por isso "nomeado" prefeito de Maceió, A arena, virou PDS e tentou eleger Paulo Maluf (esse mesmo que você deve saber pela fama de corrupção), perdendo, ele, Collor foi para o maior rival do PDS na época, o PMDB (que havia ganho a presidência, com Tancredo) ou seja Color continuou no poder, desta vez elegendo se governador de Alagoas pelo partido. Dono da comunicação no estado, usou-a para fazer marketing e virar o "caçador de marajás", título virtual que o levou a Presidência da Republica. Como ele saiu de lá você deve lembrar, porem hoje é senador da republica e apóia a candidata mais bem colocada das pesquisas atuais,(do partido que ele odiava!). Qual dúvida você tem de que ele continuará no poder?
Outro cacareco é a lei eleitoral, que muda a cada eleição, nesta foi proibido que os humoristas façam "cópias" dos principais candidatos, deixaram para o famoso "horário eleitoral" a função exclusiva da "fazer graça". Erraram feio, não ha graça alguma neste horário, exceto por nomes "exóticos" de candidatos, tipo Bira do Jegue, Mulher Pêra, Ricardo Zoião, Bob Reggae e, acreditem, "o vento levou" serve como nome para um candidato. Neste "universo" desprovido de humor, tem até um "humorista" famoso nacionalmente que só pra contrariar, falou uma verdade que parece engraçada, mas é trágica, devido ao fato não se restringir apenas a ele, mas ser comum para 90% dos candidatos. Tiririca disse: "Eu não sei o que vou fazer como deputado federal, mas vote em mim que quando eu souber eu te conto" Você vai arriscar?

Cacareco recebeu 100 mil votos para vereador em 1958, não fez nenhuma lei, não prestou nenhum serviço que colaborasse para melhorar a vida da população, também poderia, afinal Cacareco era o nome de um rinoceronte, que morava no zoológico paulista, foi um voto de protesto que serviu ao menos para dar um nome a candidatos "diferentes". Naquele tempo não havia urna eletrônica e o brasileiro podia escrever na célula de votação, o certo, seria o nome do candidato preferido, mas com nossa criatividade, colocava-se mais algumas coisas. Se pudesse, o que você escreveria na urna eletrônica?

Clique Aqui e Veja os CANDIDATOS FICHA SUJA

2 comentários:

  1. Estamos verdadeiramente rodeados de cacarecos. Mas muitos ainda continuarão votando nos mesmos. Infelizmente, ainda não estamos preparados para escolher os nossos representantes e depois nos lamentamos. O horário político é uma piada! Entretanto são poucos os que param para analisá-lo criticamente e quem sabe escolher melhor seu candidato.
    Temo pelo futuro do nosso país e dos meus filhos, por isso creio que vou seguir pelo caminho certo .Não votarei em nenhum deles,portanto não vou cacarecar!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, e impressionante o que acontece no Brasil, cada dia o ensino publico fica pior, a saúde publica nem se fala, e não vemos uma política que possa mudar esse panorama por quê?
    E muito mais fácil de manipular os pobres sofredores com um bilhetinho para conseguir um atendimento medico que o povo de baixa renda passa meses para consegui. E muito mais fácil manipular um leigo do que uma pessoa estudada e com uma boa formação. Isso a realidade do povo brasileiro principalmente do interior. Que não sabe escolher bem os seus representantes e ficar a mercê de verdadeiro calhordas que só se preocupam com eles e com quem faz parte da gangue deles.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!