8 de agosto de 2010

O DIA DOS PAIS E AS NOVAS LEIS

Hoje é mais um dia dos pais, mais uma data entre tantas que o comércio criou para vender produtos, como "efeito colateral" também acontecem reconciliações, confraternizações... e estes efeitos, de certa forma justificam a data.

Porem eu gostaria de chamar sua atenção para o nosso momento atual, especialmente nas criações de novas leis que praticamente anulam a paternidade (e conseqüentemente a maternidade), geram filhos do "estado" sem pais nem mães, apenas cidadãos repletos de direitos e sem nenhum dever. A meu ver, é um passo gigantesco para o caos, é o caminho que o Brasil segue.

Poucos dias atrás nosso presidente falou "Se punição e chicotada resolvessem o problema, a gente não tinha corrupção no país. Não tinha tanto bandido no país". Vejam pra onde o presidente olha... corruptos e bandidos! é lamentável! Eu creio que a enorme maioria da população brasileira é digna e honesta, se formos pensar em proporções algo em torno de 98%.... Mas, o Lula só ver os 2%, talvez por ver só o próprio umbigo? Vamos reescrever a frase do nosso presidente: "Se a punição e chicotada não resolvessem o problema, a gente não tinha tantos talentos no país. Não haveriam tantos escritores, tantos pesquisadores, tantos cientistas, não haveriam tantos honestos.

É o olhar para os 98%, pois se a maioria de gualquer grupo social for de pessoas más eles mesmos se destroem, se a maioria da população de uma cidade for de "mal pagadores", some o crédito, acaba o comércio. Se em um hospital só houver médicos picaretas, que não estudaram direito e não sabem medicar, com certeza este hospital irá a falência, fechará se as portas. Não nego que a educação também criou bandidos e corruptos, porem em numero infinitamente menor que talentos maravilhosos.


Pensem na seguinte suposição, um filho que vive brigando com os pais, não quer trabalhar, alega que o lei proíbe, é bombardeado pelo consumismo e vive querendo ter o que ver o vizinho tem, como ele é mal (e creia existem pessoas más) se "acerta" com um colega e pede pra ele batê-lo sem dó, com a cara roxa vai a um membro do conselho tutelar e diz meu pai me bateu e vive me batendo. Pronto entra em cena a toda poderosa lei. nada do que o pai falar será ouvido, acreditem a mídia o julgara e o condenará de imediato, estampando em manchetes todas as "agressões". talvez por ser réu "primário" o pai não fique preso e volta a mesma casa pra conviver com o "filho". Imaginem a chantagem, ou você me dá isso ou já sabe, te ponho na cadeia!

Depois, um jovem com 16 anos, que nunca levou uma palmada, que não tem limites nenhum comete um assalto e mata um pai que tem seus filhos para criar (sem palmadas), então o pai do assasino, que não soube cria-lo, afinal não podia limita-lo deve responder na justiça pelo ato do filho, que ele não soube (ou pode?) educar e talvez poucos anos depois este marginal levará enfim pancadas, não do pai, que iria educa-lo na infância, mas da policia, que bate com vontade, fazendo o papel que o pai deveria ter feito, só que aí já será tarde demais...

Com o  "ECA", (sigla de mau gosto, não?) triplicou o número de adolescentes infratores, a cada dia o que se ver em todas as cidades são "menores" fazendo o que bem quiserem, em sala de aula então, professor virou lixo. Ninguém respeita, é uma vergonha nacional. porquê? Olha eles tem Direito, só direitos. Deveres? pra eles? nenhum. muito menos obedecer. Aliás obedecer é uma palavra extinta no dicionário desta geração inteira.

Eu fico pensando, de onde vieram estas novas leis? que cabeças malucas poderiam produzir tanto lixo legislativo? ao meu ver isso tudo ainda é herança do péssimo período de ditadura que vivemos ha poucas décadas atrás. quem faz lei hoje é a geração que foi perseguida pela ditadura, época em que não se podia nada, hoje as leis tentam refletir o contrário daquela época, ou seja pode-se tudo! Inclusive dispensar o trabalho e bajular a vagabundiçe.

Conheço historias de pessoas que começaram a trabalhar com 10 anos e estão com 70 firmes e fortes, criaram filhos com honestidade e honra. Conheço também historias de "filhinhos de papai" que foram trabalhar após os 20 e não fizeram nada na vida, ou melhor fizeram filhos que hoje são sustentados pelos avós, pelos avós? Sim senhor... A toda poderosa lei diz que em caso de incapacidade do pai/mãe de prover alimento, os avós deverão bancar os netos. Conheço avós arrependidos de terem filhos, criando filhos de seus filhos que na época certa não colocaram pra "trabalhar".

Trabalhar é honra. em qualquer idade, inclusive depois de aposentado. Um pai que é pai de verdade ensina seu filho a trabalhar, em qualquer idade. Estudar é indispensável, sempre. na infância, na juventude, na vida "dita" madura e também na "melhor idade". Educar é função primeira da família e um adulto sabe a diferença entre uma "palmada" necessária e uma agressão. Espancar é crime, seja uma criança, ou qualquer outro ser humano, e até não humano. Esse despreparo para criar leis confunde e distorce o papel da família. O nosso estado dono da maior parte das riquezas produzidas agora também vêr-se dono de todo o bom senso. É o cúmulo da prepotência, deve estar querendo ultrapassar o Hitler!

Hoje é mais um dia dos pais, você ganhou presente? não importa, o que quero dar a você é a certeza de que acima de todas estas leis está o bom senso, está a certeza de que você, que hoje tem filhos, que sabe das dificuldades em educá-los saberá também perdoar os atuais legisladores e prover uma nova geração deles, agora libertos das chagas abertas pela ditadura e com a visão na harmonia do futuro.

Não será preciso criar leis para dizer aos pais o que fazerem, nem será preciso leis que obriguem os filhos a obedecê-los. Será preciso criar leis que induzam ao respeito e companheirismo entre os seres, pais, filhos ao apenas conhecidos. Vamos pra frente!

4 comentários:

  1. muito bom esse site,realmete os jovem de hoje estão sem limites,essa lei que tem sobre o adolecente deveria mudar muita coisa,por isso que eles fazem o que estaão fazendo,eles sabem que a les esta do lado deles e se acha no direto de fazer só coisas erradas,os pais de hoje não estam sabendo criar seus filhos,não educa hoje e amanhã esta apanhando sofrendo pq não teve limites,se chega com alguma coisa em casa não pergunta onde achou,e começa a roubar pq os pais não pergutaram quem deu,os proprios pais estão botando seus filhos a se perder.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser filha de um pai que a psicologia moderna iria adorar - porque não batia nos filhos, também fico pensando no que vão se transformar os atuais "monstrinhos mal-educados e sem limites", amparados pela tal lei....pobres pais.....

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. As coisas que concordo são que as leis do Brasil são vergonhosa e que de certa forma retrata um período ditatorial. huasuhasuhsauhs

    Pra começar não vejo esses direitos dos brasileiros explícitos no texto. Cidadania no Brasil? Ao meu ver só na lei.
    É dever do governo perpassar educação de qualidade para todos os ditos cidadãos. Ah mais pra que os governantes vão se interessar que os brasileiros tenham uma visão crítica? Assim vão notar a situação que vivem.

    O reflexo da ditadura é visto quando querem que os denominados cidadãos sejam passivos, ou melhor nem mesmo enxerguem como vivem. Modelo utilizado em 1964 quando criou-se os cursos tecnicistas abolindo as matérias de sociologia e filosofia.

    ResponderExcluir
  4. Leis e deveres.
    É uma coisa muito importante, e certa que devemos conversar antes de ter uma atitude mais enérgica em relação à educação das crianças.
    Mais e um absurdo a governo entrar nas casas das famílias brasileiras e dizer o que devemos fazer em relação à educação das crianças, OBS cada caso e um caso.
    O governo quer dar liberdade e proteção às crianças e adolescentes, mais o principal que e o dever, dignidade, respeito e a honestidade o governo lança com as duas mãos ao lixo.
    Desculpe com o peso das palavras, mais depois da merda feita eles poderiam tentar corrigir colocando certo deveres as crianças.
    As crianças e adolescentes podem denunciar os pais por maus tratos - sim - eu concordo, mais a conduta da criança tem de ser vista e revista na escola com todos os professores com os familiares, se a criança e adolescente não tiver com boas notas e não tiver uma boa apresentação de todos os professores à criança perde o direito de vitima e se torna o agressor.
    Podendo ser presa ou ter acompanhamento psicológico por um tempo ser obrigada a participar de grupos de aprendizagem algo que a coloque no caminho coreto novamente.
    Isto pode ate proteger os professores de futuros ataques das crianças ou adolescentes e trazer mais alivio para os pais que pro só uma denuncia ele pode ter muitos constrangimentos entre outros males.
    O professor podendo ter uma atitude com o aluno, falando com os pais a qual os pais que devam corrigir a criança, e se depois disto a criança não tiver uma boa conduta na escola o professor depois de algumas notificações aos pais, o professor pode solicitar uma verificação da conduta dos pais em termo da educação das crianças.
    Agora teríamos algo mais certo a respeito da Palmada se seria necessária ou não.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!