2 de janeiro de 2010

1808 - DOM JOÃO por Laurentino Gomes

Nos dias finais de 2009, terminei de ler 1808. Um livro muito interessante e que deveria ser lido por boa parte dos brasileiros e portugueses que tivessem acesso a leitura de qualidade, Laurentino, que escreveu o livro brinda nos com textos de muito bom gostoe de excessivo zelo ao tentar mostrar nos um momento, que pode ser considerado o nascimento do nosso Brasil.
Eu sempre me perguntei, porque o Brasil passou tantos anos para evoluir? Porque os Estados Unidos foram mais rapidos para tornarem-se indepedentes? Algumas respostas estão no livro de Laurentino.
Mas o livro não é apenas isso, ele vai mais fundo no lado pessoal e humano de nosso primeiro monarca, mostra um dom João sem retoques, com suas fraquezas, com seus dissabores, mas acima de tudo um Rei que soube reinar, que nasceu, viveu e moreu como rei, ao contrario da enorme maioria dos Reis de seu tempo. Governar nunca foi fácil, temos exemplos recentes na nossa historia, lembro me vagamente de um texto que li a anos atraz, talvez de verissimo, não tenho certeza do autor, ele dizia:"quem diria que o PSDB ao chegar ao poder se tornaria PFL e, que o PT chegando lá, viraria PSDB".
É isso governar envolveu e ainda hoje envolve tomar as decisãos mais arriscadas, poes um país, leia de novo UM PAÍS esta na sua mão. No caso de D joão um Imperio inteiro. Ainda bem que ele era inseguro e não um ditador tirano.
Vou escrever agora um trechinho do livro para que talvez aguçe a sua curiosidade e faça você ler o livro inteiro: Em 1580, menos de um século depois de descobrimento do Brasil, o rei Felipe II, da espanha, assumiu também o trono português, vago com o desaparecimento do rei D. Sebastião numa crizada contra os mouros no Marrocos, dois anos antes. Durante os sessenta anos seguintes, Portugal foi governado pela espanha, num périodo que ficou conhecido como União Ibérica. São dessa época os primeiros registros de proposta de mudança da corte para a America. Algumas décadas mas tarde, em 1736, o então embaixador português em Paris, Luiz da Cunha, escrevia num memorando secreto a D. João V que Portugal não passava de "uma orelha de terra", onde o rei "jamais poderia dormir em paz e segurança". A solução sugerida por Cunha, era mudar a corte para o Brasil, onde João V asumiria o título de "imperador do Ocidente" e indicaria um vice-rei para governar Portugal. Foi ainda mais longe, sugerindo que a eventual perda de Portugal e Algarves para a Espanha poderia ser compensada com a anexação de parte do território da Argentina e do Chile ao Brasil. Em 1762. diante de mais uma ameaça de invasão, o então marquês de Pombal propôs que o rei Jose I tomasse "as medidas necessárias para sua passagem para o Brasil".
Como se percebe no texto Portugal passou mais de 220 anos para ter alguem igual a D João VI que realmente fizesse a viagem para terras tupiniquim.
Parabéns a Laurentino e seus colaboradores pelo resgate historico. Nós brasileiros e portugueses merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!